Goiânia tem forte cenário rock com bandas e festivais locais

Nem só de sertanejo sobrevive o goiano. Conheça algumas de nossas bandas e festivais de rock.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
00a21219261cd56fd20f7e98292cbdc2

Matéria por: Marcella Alves

 

Nós já fizemos listas, listas e mais listas sobre lugares em Goiânia que você pode curtir o aclamado rock’n roll. Disso você já está cansado de saber. O que nós queremos te contar, e que muitos não sabem, é que a cidade é um dos berços do rock independente, sendo responsável pelo o nascimento de várias bandas e festivais do estilo musical.

Citaremos para você duas das várias bandas que nasceram em Goiânia:

Boogarins

Criada em 2012 e formada atualmente por Fernando “Dinho” Almeida Filho, Benke Ferraz, Raphael Vaz Costa e Ynaiã Benthroldo, a banda nasceu em Goiânia e teve seu primeiro disco feito no ano seguinte com a gravadora Other Music.
O lançamento do disco fez com que a banda estourasse no exterior, fazendo shows na Europa, Estados Unidos e America Latina.
Em 2015, Boogarins subiu aos palcos do festival Lollapalooza, em São Paulo. E em 2016 participou do Rock in Rio Lisboa. Além de vários outros shows e turnês internacionais, neste ano a banda ainda foi uma das atrações do festival Coachella Valley, um dos maiores festivais de música do mundo.
Você consegue acreditar que uma banda de rock goiana conquistou o mundo? E ainda assim, eles continuam participando de festivais goianos de rock que serão citados mais a frente.

08eb5df1e053301e647b90489a831902.jpg

Imagem: UseSensorial/Reprodução

Black Drawing Chalks

Formada por Victor Rocha, Edimar Filho, Denis de Castro e Douglas de Castro, a ideia da banda surgiu em 2005, ainda na faculdade.
Com mais de 10 anos de estrada, Black Drawing Chalks já tocou por todo o Brasil. Subiu aos palcos do Lollapalooza em 2012, recebeu 3 indicações ao VMB 2009 e ainda teve seu single eleito pela Rolling Stone Brasil como a melhor música do ano.
A banda toca constantemente em Goiânia e já gravou um CD ao vivo na capital.

Só falamos das duas, mas não temos a intenção de desmerecer nenhuma banda local. Portanto, se você tem interesse em conhecer mais sobre o rock goiano, pode entrar aqui.

O cenário de música independente na capital é grande e alguns dos festivais que surgiram aqui dão espaço a novas bandas que surgem na cidade para tocarem e serem conhecidas pelo público.
Alguns festivais como o Bananada e o Vaca Amarela tem grande nome e reconhecimento pelo público alternativo.

Bananada

O festival nasceu em 1999 com a necessidade de divulgar e colocar para tocar as bandas que surgiam na cidade, além de convidar bandas de fora para que eles também soubessem o território de música independente que estava se formando aqui.
Pronto! O Bananada surgiu. Anos depois ele tomou um novo formato, baseando se na tendência que surgira no exterior. Além da música, o festival englobava restaurantes, boates, pubs e teatros, tornando-se um multifestival-multicultural, que, neste momento, já contava com a participação de grandes nomes da música brasileira.
“O BANANADA, acima de qualquer coisa, é um ENCONTRO: gastronomia, música clássica, música popular, artes plásticas, gente de todas as idades, skate, política, negócios, produção local / nacional / internacional, economia criativa, abraçando gêneros, cores e credos. Tudo misturando num grande “bowl” chamado Goiânia.” Esta é a definição que o próprio site dá sobre o festival e cá entre nós, não existe uma tradução melhor.
Atualmente ele ocorre uma vez por ano e no primeiro semestre. Se você nunca foi ao festival está perdendo um grande evento.

58624121dffbabbf4dd4852e4ae5cacf.jpg

Imagem: Festival Bananada/Reprodução

Vaca Amarela

O Vaca Amarela, chega em 2018, há sua 17ª edição. O festival acontece com ou sem apoio e sempre em setembro. Ele movimenta toda a cidade, envolvendo diversas casas de shows, boates e teatros com a intenção de também divulgar o cenário de música independente de Goiânia.
Em 2017 o festival contou com atrações como Pabllo Vittar e a banda Overfuzz, deixando claro a diversidade do evento. Além disso, bandas goianas também fizeram participação no festival.

Goiânia Noise

Em 2017 o Goiânia Noise chegou em sua 23ª edição. O festival dura 3 dias, acontece anualmente e possui uma programação ampla e diversificada, com bandas de todos os estilos e linguagens.
De Raimundos a Patu Fu, o estilo musical é completamente abrangente e alternativo.
O festival ainda possui praça de alimentação, bar e estandes de vendas de roupas e acessórios.

Goiânia ainda conta esse ano com o Cidade do Rock. É um evento que está ocorrendo na cidade todo mês. Ao todo serão 10 etapas. A 7ª acontece dia 4 de agosto com shows das bandas Two Wolves e Almost Down. Saiba mais sobre o Cidade Rock aqui.

Capital Inicial

A banda brasiliense possui anos de estrada e já se apresentou diversas vezes em Goiânia, apesar disso, nunca veio em nenhum dos festivais citados acima.
Depois de toda essa matéria deu vontade de curtir o bom e velho rock’n roll, né?! Dia 27/07 ela está de volta a nossa cidade para reforçar e fortalecer o nosso cenário de rock mostrando que Goiânia não é só sertanejo.

O Clube Curta Mais tem ofertas exclusivas para quem é nosso assinante. Saiba mais.

001dedf0d2b57ba19d5767c855b0eded.jpg

Imagem: guiadasemana.com.br/Reprodução

 

 

Imagem: produto.mercadolivre.com.br/Reprodução