Goiás ganha trilha histórica de 280 km destinada a aventureiros

Trecho inspirado no caminho de Santiago de Compostela, exalta a beleza do cerrado, a culinária goiana e os lugares históricos

Adelina Lima
Por Adelina Lima
ff2dcdc200cee5c54ae2e6b0a16d61df

O caminho de Santiago de Compostela é formado por um conjunto de rotas na Espanha para quem ama peregrinar, turistar e reviver o roteiro histórico dos antigos viajantes. Em Goiás, a população já pode curtir um passeio semelhante no Caminho de Cora Coralina. O trecho fica entre Corumbá e a Cidade de Goiás, trajeto cuja sinalização existe desde 2015. Não se trata de um convite a peregrinação de fé, mas de conhecimento histórico, e total contato com a natureza.

731d55dc5cb329a3a9868b4774a3c743.JPG

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Os aventureiros já podem percorrer seus 300 quilômetros de trilha (antes era 280km) , partindo de Corumbá de Goiás (foto), município fica a 112km de Goiânia e a 140km de Brasília. O Caminho passa por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, terminando na antiga capital do Estado. Um verdadeiro passeio pela dentro da história de Goiás. São 8 municípios e 8 povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada.

Na trilha em meio à vegetação do Cerrado, os peregrinos podem visitar ruínas de antigas lavras de ouro, bem como às fazendas históricas. Os passeios pelo Caminho de Cora podem ser realizados a pé, de bicicleta e a cavalo, ou mesmo por meio de carros apropriados, utilizando alguns desvios onde existam trilhas estreitas.

Futuramente, outros caminhos saindo de Brasília serão integrados ao projeto. O nome reverencia a poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás, em 28 de agosto de 1889. A implantação do projeto Rodovia Temática — Caminho de Cora Coralina é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

O Caminho de Cora Coralina é mais uma opção de lazer e conhecimento das belezas da região, como foco na preservação ambiental, e da culinária típica goiana.

Leia mais: Salto de Corumbá: o paraíso das 7 (incríveis) cachoeiras pertinho de Goiânia e Brasília

Pontos de apoio

O Caminho de Cora Coralina foi mapeado pela Segplan, em função do roteiro e no sentido de localizar e cadastrar possíveis pontos de apoio que serão implantados na próxima etapa do projeto, tais como fazendas e pessoas que possam oferecer hospedagem e alimentação aos turistas. A ideia geral é que se estruture o Caminho de Cora como trilha interpretativa, caracterizada por um conjunto de vias e percursos com função vivencial e apresentação de conhecimentos históricos, culturais, ecológicos e socioambientais da região.

Situado em uma área geográfica dotada de atributos naturais diversificados e inserido no bioma do Cerrado, o percurso da trilha é autoguiado por meio da sinalização e de mapas, e será percorrido por caminhantes que podem ser acompanhados por guias ou condutores ambientais. Nas imediações dos trechos do Caminho de Cora destacam-se ainda atividades de turismo de aventura, algumas já consolidadas, como pequenas caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, turismo fora de estrada, rapel, escalada, tirolesas e boias-cross, além de nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, rios e córregos. 

9c16454b0b9f9eb8b486968349385d5c.jpg

1afcc07867ad01c8f4734d9124d7306b.jpgFoto: Goiás Turismo/Reprodução

91663e0d6aba30e96b6b4d8accf13417.jpegFoto: Goiás Turismo/Reprodução

Os peregrinos recebem o Passaporte do Turista do Caminho de Cora Coralina, que é carimbado em cada ponto de apoio nas cidades. Ao final do percurso é entregue um certificado, comprovando que eles conseguiram cumprir a aventura de 300 km de trilhas.

Fonte: Correio Brasiliense e Portal do Servidor