Grupo de apoio promove acolhimento e orientação a pais de filhos autistas em Goiânia

Os pais recebem orientações e informações sobre a síndrome para auxiliarem melhor no tratamento de seus filhos

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
6c1f74b43295a746414de69099f88f31

Receber a notícia de que um filho tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) é algo que abala emocionalmente toda família. Diante do diagnóstico, é comum pais e responsáveis sentirem medo por desconhecerem os desafios impostos pelo transtorno.

Pensando em acolher e informar esses pais, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, realiza há quatro anos o Grupo de Pais de Autistas, onde os participantes recebem orientações e informações sobre a síndrome. O encontro, conduzido por uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga, tem duração de uma hora e reúne pais de pacientes autistas em tratamento no hospital.

“O Grupo foi criado visando o empoderamento dos pais, já que são eles que passam a maior parte do tempo com os pacientes, exercendo assim o papel fundamental e importantíssimo de co-terapeutas. Durante os encontros, explicamos o que é o TEA, os porquês dos comportamentos identificados nos pacientes e, principalmente, desmistificamos o autismo”, explica a fisioterapeuta e analista do comportamento do CRER, Milena Borges de Moura e Almeida.

Para a fisioterapeuta, o curso é um divisor de águas na vida dos pais. “Os pais saem dos nossos encontros transformados. A partir do momento que eles conhecem o autismo tudo muda, principalmente o desenvolvimento do paciente. Ter pais informados e conscientes interfere positivamente na estimulação e no desenvolvimento das nossas crianças autistas”.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, e não uma doença, caracterizado por alterações significativas de comunicação, interação social e de comportamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo. Isso representaria cerca de 70 milhões de autistas em todo o mundo; 2 milhões somente no Brasil.

fdca5f17f7d3959d1f3a4107303b5aeb.jpg

Para mais informações, ligue para a central do CRER; (62) 3232-3232

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Imagens: CRER | Divulgação