Grupo de dança Ateliê do Gesto estreia espetáculo ‘Dança Boba’ em Goiânia

“Os espertos ganham dos outros. Em compensação, os bobos ganham a vida”

Roberto Carlos
Por Roberto Carlos
62c39680511c65699e6c82c0271288d8

Os espertos ganham dos outros. Em compensação, os bobos ganham a vida”.
A frase de Clarice Lispector inspira o mais novo espetáculo do grupo de dança Ateliê do Gesto.

Nascido da espontaneidade, “Dança boba” é um espetáculo baseado no improviso e oferece leveza ao público, que pode inventar sua própria história sobre o que vai assistir. A estreia acontece no Teatro Centro Cultural UFG nos dias 19, 20, 21 e 23 de setembro, às 20 horas.

João Paulo Gross e Daniel Calvet, bailarinos criadores do Ateliê do Gesto, apresentam este novo trabalho levando ao público um estado de bobeira, sonhador e contemplativo. Calvet, criador do espetáculo, deseja que o público saia dali com sensação de leveza “Eu gosto de imaginar o espetáculo criando a sensação de um copo de refresco bem geladinho numa tarde muito quente. Pois são nesses momentos, em que nos permitimos contemplar nossas experiências, é que encontramos soluções. Pois a vida se constrói como um grande jogo de improviso”, comenta o bailarino.

Todos os espetáculos do Ateliê do Gesto têm espaços para improvisos. “Dança Boba”, contudo, está todo pautado nesta forma de criação. “No Crivo a partitura está toda desenhada e nós devemos improvisar texturas, intensidades, temperaturas e jogar com o que o outro propõe, sem abandonar a partitura. Já no Dança Boba a partitura de movimento não existe e nós temos o roteiro das intensidades, gradientes, atitudes, texturas e espaço todo desenhado para que preenchamos com movimentos novos a cada vez”, explica Calvet.

O Ateliê do Gesto nasceu da busca por novas percepções e diálogos com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Desse encontro nasceu “O Crivo”, espetáculo inspirado na obra de Guimarães Rosa, ganhador do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2015, que ainda está em circulação pelo Brasil e por diversos festivais internacionais.

Neste ano o grupo tem circulado com seus espetáculos de repertório, “O Crivo” e “Natureza Morta”, no Brasil, na América Latina e agora, na Ásia, difundindo a dança contemporânea que produzem no estado de Goiás. Para o próximo ano, Ateliê fará estreia de um espetáculo de dança para o público infantil

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ateliê do Gesto (@ateliedogesto) em 10 de Set, 2019 às 3:11 PDT

SERVIÇO

Ateliê do Gesto estreia “Dança Boba”

Quando: 19, 20, 21 e 23 de setembro – 5ª a domingo

horário: 20h

Local: CCUFG – Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia)

Ingressos: R$10 inteira e R$5 meia

Informações: @ateliedogesto

Foto capa: Layza Vasconcelos

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter