Grupo de dança realiza apresentações gratuitas em parques de Goiânia

Saiba datas e horários

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
a7474c8f7f0c59cd7430ee6c83c90a34

O Grupo Nômades, através de seu projeto Derivas Urbanas, vai realizar várias apresentações de dança em Goiânia.

O projeto propõe uma intervenção na cidade, e as apresentações serão em parques e praças da cidade com entrada aberta ao público.

 

O Projeto ‘EmDerivação’

É um projeto do Nômades Grupo de Dança que constrói situações de criação e composição coreográfica/cênica em uma vertente que vem chamando a atenção do grupo que é a possibilidade de realizar intervenções artísticas e poéticas em cenários fora do convencional para a dança.

A residência surgiu da necessidade de intercambiar saberes acerca do processo criativo do grupo, que vem sendo sistematizado nos últimos 14 anos de existência e juntamente com as oficinas desenvolvidas pelo grupo neste período na cidade de Goiânia, no interior de Goiás, em outras capitais do Brasil e da nossa experiência em Bogotá – Colômbia.

Estar mais próximo a outros artistas que agregaram e somaram ao nosso processo de pensar/pesquisar e fazer dança engendrando valores, situações que hoje são necessárias na sociedade contemporânea, esta ligação em redes privilegia processos de colaboração, cooperação, trocas, formação, criação e difusão.

Foram vários encontros que envolveram, aulas de dança moderna, de dança contemporânea, oficina sobre o processo criativo do grupo, experimentação de composição, debates, estudos sobre a temática das Derivas Urbanas, um painel de discussão on-line além de três palestras, uma com a diretora artística do grupo, Cristiane Santos e artistas convidadas, Ana Reis e Ana Behatriz Azevedo.

A residência gerou três intervenções urbanas que se desenrolaram no centro da cidade com a temática – De canto a canto. O processo de criação da intervenção permitiu que os artistas norteassem os diálogos da deriva, passando pelos eixos criadores, do canto, do beco, da marginalização, do naturalizado “normal”, do naturalizado “invisível”, da provocação aos transeuntes, mostrando a estes o suporte de dialogo dos artistas, o corpo, como este corpo se mostra neste ambiente de passagem que é a cidade, é um dos temas norteadores da derivação, a captação das intervenções gerou três vídeos, O Beco / Eu Existo / Carregando Pedra.

Este projeto teve apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2015, e do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014.

 

O Grupo

O Nômades Grupo de Dança foi fundado em 2002 em Goiânia como núcleo experimental de dança no antigo CEFET-GO (hoje Instituto Federal de Goiás). Atua como grupo independente desde 2004, tendo desenhado uma trajetória de liberdade, ousadia, cooperação e intenção de inovar na proposta cênica como processo criativo. Para isso, realiza processos de pesquisas cênicas e corporais com laboratórios, estudos, vivências e ensaios. Contabiliza seis espetáculos desenvolvidos especialmente para os palcos, dentre performances, intervenções, instalações coreográficas já realizadas ao longo dos seus quase 13 anos de existência, chegando a uma centena de lugares distintos até mesmo fora do Brasil.

Este trabalho estende-se coletivamente em conversas com pensadores, com a plateia e na relação entre amigos e colaboradores que praticam a responsabilidade social. Sempre com o desejo de ofertar e construir de forma instigante ao público, uma apreciação sensível pela linguagem poética revelada nas obras apresentadas. Desde 2005, o grupo participa de projetos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas ligadas à Prefeitura Municipal de Goiânia. Os projetos são Tendas, CEDUCA e CIEMA, todos voltados para formação de público.

Sob a supervisão da experiente bailarina ,coreógrafa, a diretora artística Cristiane Santos,  a identidade e prática colaborativa do NGD é reflexo também da sua trajetória como educadora. Mestra em Educação, ela alterna sua rotina entre os ensaios do grupo e aulas no Centro Livre de Artes (GO). Esta realidade ou método, por assim dizer, contribuiu para que ex-integrantes do grupo prosseguissem na criação de interfaces com a dança: alguns deles ingressaram no curso de Dança da Unicamp; alguns se tornaram bailarinos e intérpretes; e outros pesquisadores da área.

O Nômades Grupo de Dança já se apresentou em festivais de Florianópolis, Belém, Campo Grande, Juiz de Fora, Palmas, Pirenópolis, Jaraguá, Quirinópolis, Anápolis, entres outras cidades brasileiras e também em Bogotá (Colômbia) dentro da programação do Festival Danza en la Ciudad. Três vezes premiado com o Funarte Pretobras Klauss Vianna de Dança, circulou em Turnê Nacional com o espetáculo “Palavras em Giz” (financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia) por 5 capitais.

 

S E R V I Ç O

Derivas Urbanas – Nômades Grupo de Dança

Datas e Locais: 28 de abril – 18h – Praça Universitária

29 de abril – 17h – Parque Vaca Brava

05 de maio – 18h – Parque Areião

06 de maio – 16h – Bosque dos Buritis

Entrada Gratuita

 

Foto Capa: Reprodução Facebook – Nômades Grupo de Dança