‘Hair Love’ emociona ao falar da relação de uma menina negra com o seu cabelo

O filme venceu o Oscar 2020 na categoria melhor animação de curta-metragem

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
32654946a0625aed14c28cddf8f5aa09

Com quase sete minutos de filme, ‘Hair Love’ venceu o Oscar 2020 na categoria melhor animação de curta-metragem. A história mostra um pai afro-americano (Stephen) aprendendo a cuidar dos cabelos crespos da pequena filha Zuri. Em certa manhã, Zuri acorda decidida a fazer tranças em seu cabelo, pois tem um evento importante para ir. Ela acompanha um tutorial na internet, mas nada consegue fazer. É quando o pai entra em ação para ajudar a filha.

A animação aborda de forma bem-humorada, e ao mesmo tempo emocionante, o drama vivido por meninas negras com o cabelo e ao autoestima. O filme é inspirado no livro homônimo escrito por Matthew A. Cherry, produtor de “Infiltrado na Klan”, longa de Spike Lee indicado ao Oscar de melhor filme no ano passado.

Muitas meninas não conseguem ver beleza no próprio cabelo por não conseguirem arrumá-los ou não terem incentivo dos pais, que muitas vezes não sabem como ajudar. A animação faz com que as crianças se vejam nas telas, uma personagem com o mesmo nariz, cabelo, cor e as mesmas situações vividas. Vale a pena assistir! 

Assista a animação completa: