Hemocentro faz apelo para doações de sangue

Janeiro e fevereiro são meses críticos para o hospital

Raphael Thomas
Por Raphael Thomas
70429e14c35d5c0cd737d40ad8d7279d

O estoque de bolsas de sangue no Hemocentro está em torno de 240, enquanto o ideal seria 500, uma vez que no início de ano a demanda aumenta enquanto as doações tendem a cair devido ao período de férias. O que afeta esse número é o aumento no volume de carros nas estradas, e por consequência os riscos de acidentes são maiores.

A coordenadora de captação, Kamilla Leles faz um apelo e diz que ainda que a medicina esteja bastante avançada, ainda não há nada que substitua o sangue. “Uma doação pode salvar até quatro vidas”, diz Kamilla.

O Hemocentro está investindo em parcerias com empresas, para aumentar o estoque. Empresas, igrejas ou comunidades que desejarem realizar a doação, e que tiverem mais de 80 candidatos, a entidade realiza a coleta externa com a unidade móvel. Para agendar, basta ligar no telefone: (62) 3201-4101.

Também é uma boa oportunidade para aqueles que já são doadores de sangue ou que querem doar pela primeira vez, já que não existe tanta demanda, o atendimentono Hemocentro pode ser mais rápido.

 

Quem pode doar?

 

– Pessoas em boas condições de saúde;

– Quem tem entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);

– Pessoas com peso mínimo de 50 kg;

– Quem dormiu pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Pessoas alimentadas (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).