Hoje (15 de julho) é o Dia Internacional do Homem no Brasil

A data nasceu de uma reunião da Ordem Nacional de Escritores, no Brasil, mas mundialmente é pensada para o cuidado com a saúde masculina

Roberto Carlos
Por Roberto Carlos
9124c27fd9d7c71546bb909db68288c4

Ao contrário do pensamento de ser um dia apenas como ode a masculinidade, o Dia Internacional do Homem foi criado pelo Dr Jerome Teeluchsingh em 1999, de Trinidad e Tobago, e apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma data para lembrar o mundo da importância de os homens cuidarem da própria saúde.

Mundialmente a data é 19 de Novembro (por isso o Novembro Azul) mas no Brasil a data comemorativa existe deste 1992, quando em reúnião da Ordem Nacional dos Escritores foi escolhido o dia 15 de Julho. A partir daí, anualmente passou a ser comemorado pela Ordem e com o passar dos anos se tornou uma data nacionalmente conhecida.

“uma excelente ideia para equilibrar os gêneros. Os objetivos principais do Dia do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.”
Ingeborg Breines, ex-diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO

A data no Brasil também tem ligação com 20 de Julho, data da chegada do homem a lua; simbolo máximo da capacidade humana de cooperar e alcançar o até então inimaginavel.

O dia Internacional do Homem no Brasil é, acima de tudo, um dia de conscientização, cuidado e comemoração. Por isso fizemos uma lista de matéria do Curta Mais pra você aproveitar essa segunda-feira afinal, hoje é o seu dia!

30 bares em Goiânia que nunca fecham na segunda-feira

10 barbearias que fazem a cabeça, barba e bigode dos goianos

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter