Hoje é o dia mais triste do ano, segundo pesquisa

Acordou meio na bad hoje? A ciência tem uma explicação

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
a08ce21920f898d800d555df1a0af4fc

Acordou meio na bad hoje? A ciência tem uma explicação: trata-se do “Blue Monday”, o dia mais triste do ano (21 de janeiro). A data foi estabelecida baseada no estudo do psicólogo Cliff Arnall, do País de Gales.

Isso porque as pessoas costumam sentir culpa pelos gastos excessivos nas festas de Natal, assim como melancolia pelo fim das férias, falta de motivação e irritação com a meteorologia. O último fator tem mais a ver com o clima no hemisfério norte que, no começo do ano, é de inverno.

Em 2005, ele criou uma equação para comprovar: [W+(D-d)]xT/MxNA – onde “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.

Nos últimos anos, contudo, surgiram várias críticas à Blue Monday. Dizem que a fórmula criada por Arnall não passa de pseudociência e que não é estatisticamente verdade que a terceira segunda-feira do ano seja mais triste do que qualquer outra segunda-feira. No Reino Unido, a data já é levada a sério e tem se espalhado pela Europa e outros continentes. (ANSA)

Imagem: Internet | Reprodução