Ícone punk rock nos anos 80, Toy Dolls confirma show em Goiânia

Banda inglesa desembarca na capital em agosto para um turnê pela América do Sul

Adelina Lima
Por Adelina Lima
1950874a67dbbcb36cc6ec452649ec6b

Um velho conceito de que “punk não sabe tocar mais que três acordes” foi desconstruído por uma das bandas britânicas mais emblemáticas nos anos 80: a Toy Dolls. Com um som pesado que marcou acordes e gerações, a banda ícone do punk rock inglês está mais viva do que nunca e vai fazer uma turnê pela América do Sul em agosto deste ano. Três apresentações serão no Brasil e adivinha só? Uma delas é aqui em Gyn City. Yeeeeaaahhhh ,,/

Em Goiânia, a banda Toy Dolls se apresentará no dia 11 de agosto, no Martim Cererê. Além daqui, a banda passará também por Curitiba e São Paulo. A turnê foi confirmada pelo site Wiplash. Com 25 trabalhos lançados, entre discos, compilações e ao vivo, Toy Dolls vai estremecer as bases rock’n’roll na capital.

Sobre a banda

Toy Dolls é uma banda de punk rock, que se formou em Outubro de 1979, na cidade de Sunderland, norte da Inglaterra. Apostando na estabilidade da banda, um empresário local decidiu patrocinar o primeiro single do grupo, chamado “Tommy Kowey’s Car”. A canção se tornou um clássico “She Goes To Finos” no lado B. Este compacto vendeu as primeiras 500 cópias do grupo. Logo a banda ganhou status de revelação da cena punk rock inglesa e não demorou para que assinassem um desastroso contrato com grandes gravadoras. Assinaram com a Volume Records, por onde lançaram o clássico single “Nellie The Elephant” (versão 1982) e o primeiro LP da banda, chamado Dig That Groove Baby, de 1983.

Este single do vídeo acima vendeu a impressionante marca de 535 mil cópias no Reino Unido, colocando a banda na posição número 4 da tabela pop inglesa, na época. Seu último trabalho de inéditas, Our Last Album?, foi lançado em 2004.

Sem dúvida o grande destaque da banda em todos os tempos é o vocalista e guitarrista Olga, que conseguiu acabar de vez com o conceito de que punk só toca três acordes. Ele é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e introduziu características novas e próprias ao punk rock e ao rock mundial. Contar com discos dos Toy Dolls nas discotecas básicas é uma obrigação para os verdadeiros amantes do bom e velho rock ‘n’ roll, pois a banda representa o que há de melhor no punk rock inglês.