15/12/2019 17:23
Bem-Estar / Saúde

Incomodado com a insônia? Aprenda como dormir mais rápido e melhor com estas 7 dicas simples

 Com as rotinas intensas que temos nos dias de hoje, problemas relacionados ao sono se tornam cada vez mais comuns. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor, e a primeira dica é ótima para quem sofre com a insônia crônica

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

Por termos uma rotina intensa, a diminuição do descanso acabou se tornando comum nos dias atuais. No entanto, em algum momento o corpo começará a dar sinais de exaustão, podendo causar doenças e dificuldades no cotidiano. Durante o período em que você dorme, além de descansar, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções, portanto, para garantir que o corpo não fique sobrecarregado, é essencial ter uma boa noite de sono. 

Confira sete dicas que podem te auxiliar a dormir mais rápido e melhor, te livrando da insônia e, consequentemente, aumentando a qualidade do seu sono:

 

1. Aromaterapia

Essa prática milenar consiste no bem-estar resultado por meio dos aromas buscados na natureza. A aromaterapia utiliza oléos essenciais aromáticos que auxiliam na estimulação do cérebro e, dessa maneira, melhoram o estado emocional e aumentam nossa energia, enquanto relaxam corpo e mente. Cada aroma é destinado à uma função, por isso é necessário escolher com cuidado. Descubra quais aromas podem te ajudar a dormir mais rápido:

  • Baunilha: Este aroma aumenta a sensação de descontração, além de trazer alegria. Ele auxilia no relaxa e também contribuiu na melhoria do sono.
  • Bergamota: O aroma de bergamota auxilia no tratamento da ansiedade e restaura o equilíbrio emocional. Como aroma cítrico e levemente floral, também é calmante e auxilia no sistema respiratório;
  • Camomila: Queridinha de quem adora um bom chá, tem propriedades calmantes e relaxa o corpo;
  • Grapefruit: Também conhecido como toranja, o grapefruit possui efeito estimulante e revigorante, sendo uma ótima opção de aromaterapia para ansiedade. Assim, a essência de toranja funciona como antidepressivo e ansiolítico, melhorando a autoestima, desânimo e angústia. Com esse tratamento, você terá mais leveza, alegria e sofrerá menos com o estresse do dia a dia, consequentemente ajudando a melhorar o sono.
  • Lavanda: A essência de lavanda floral possui propriedades calmante e refrescantes, ajudando a equilibrar o sistema nervoso e a colocar as emoções e os pensamentos em ordem. Assim, a aromaterapia com lavanda afasta as energias negativas e purifica o ambiente, podendo ainda ser utilizada para combater problemas de estresse, insônia, traumas ou medos.

A marca de cosméticos Provanza possui uma linha de Aromaterapia que é ideal para te auxiliar em várias situações, incluindo problemas como a insônia. É uma forma natural e gostosa de reduzir o estresse e dormir melhor. Assinantes do Clube Curta Mais tem 20% de desconto em todos os produtos da Provanza, que fica localizada no Shopping Bouganville.

 

2. Respiração 

O método “4-7-8” é um método de respiração simples, mas poderoso, que promove tranquilidade e relaxamento, e por isso pode ser utilizado para dormir mais rápido. Além disso, esse metódo também pode ser usado quando se sentir ansioso ou estressado, confira o passo a passo:

  1. Primeiro, coloque a ponta da língua atrás dos dentes da frente;
  2. Expire completamente pela boca e faça um som de whoosh;
  3. Feche a boca e inspire pelo nariz enquanto conta mentalmente até quatro;
  4. Prenda a respiração e conte mentalmente até sete;
  5. Abra a boca e expire completamente, fazendo um som de whoosh e contando mentalmente até oito;
  6. Repita este ciclo pelo menos mais três vezes.

 

3. Exercícios e Alimentação

A atividade física é frequentemente considerada benéfica para o sono saudável. O exercício pode aumentar a duração e a qualidade do sono, aumentando a produção de serotonina no cérebro e diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. No entanto, é importante manter uma rotina de exercícios de intensidade moderada e não exagerar, para não acabar causando o efeito contrário e piorando a qualidade do sono. A hora do dia em que você se exercita também é importante. A atividade física libera adrenalina, o que não deixará o corpo descansar mesmo que a pessoa esteja cansada. Desse modo, evite realizar exercícios nas duas horas que antecedem a hora de dormir.

A dica também é válida para alimentos energéticos como o café, Coca-Cola, álcool e tabaco. Também é importante evitar se alimentar antes de deitar, e, caso seja necessário, a comida deve ser leve para evitar problemas na digestão, refeições com alto teor de carboidratos podem ser prejudiciais para uma boa noite de descanso. A banana e a cereja são ricas em melatonina, tornando-as ótimas opções de alimentos para auxiliar no sono.

 

4. Higiene do Sono

A higiene do sono é um conjunto de boas práticas que devem ser realizadas antes de dormir. É indicado deitar-se na cama apenas quando sentir sono, a fim de evitar que a pessoa fique deitada pensando nos afazeres do dia seguinte. Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos, visto que eles emitem uma luz capaz de inibir a melatonina, o hormônio que inicia o sono. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro, com temperatura agradável e sem barulhos. Outras medidas importantes incluem não dormir durante o dia e não ficar na cama sem dormir por mais de 20 minutos.

 

5. Bebidas Quentes

Alguns alimentos e receitas podem te ajudar a cair no sono mais facilmente. Algumas opções podem ser um copo de leite quente com mel, cereja com leite de arroz ou até mesmo chás de camomila ou erva cidreira, que aumentam os níveis de triptofano ou melatonina, hormônios que ajudam a regular o sono. 

A marca de cosméticos Provanza também é especialista em chás, oferecendo os melhores sabores e inclusive ajudando em diversas situações, como a insônia. É uma forma natural e gostosa de reduzir o estresse e dormir melhor. Assinantes do Clube Curta Mais ganham um chá grátis na loja Provanza, que fica localizada no Shopping Bouganville.

 

6. Músicas Relaxantes

Um estudo com 24 adultos jovens demonstrou que a música relaxante promove um sono mais profundo. Um outro estudo revelou que 25 participantes tiveram um sono mais tranquilo e profundo quando foram expostos a música suave por 45 minutos na hora de dormir, em comparação com aqueles que não ouviam música. A música budista é um tipo de música criada a partir de diferentes cantos e usada para meditação, ouvir esse estilo musical pode ser uma ótima ferramenta para um sono melhor.

 

7. Não olhe para o relógio

É normal acordar no meio da noite, no entanto, a incapacidade de voltar a dormir pode arruinar uma boa noite de sono. As pessoas que acordam no meio da noite costumam ficar olhando o relógio e acabam ficando obsecadas com o fato de não conseguirem voltar a dormir rápido. Para piorar, acordar regularmente sem voltar a dormir pode fazer com que o seu corpo desenvolva uma rotina errada, e como resultado, você pode acordar no meio da noite todas as noites. Se possível, é melhor remover o relógio do seu quarto, já que esse comportamento pode causar ansiedade e levar à insônia.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Bem-Estar

Instinto Natural: empresa goiana inova ao criar cosméticos veganos

Possuem propriedades antissépticas, anti inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas com resultados instantâneos


+ Bem-Estar

Campanha de vacinação contra o sarampo: 70 salas de vacina com doses disponíveis em Goiânia

Previne-se contra essa doença viral, que pode levar o indivíduo a morte


+ Bem-Estar

Grande descoberta evita queda de cabelo durante sessões de quimioterapia

Um estudo de laboratório de Ralf Paus, do Center for Dermatology Research, leva a explorar propriedades da nova classe de medicamentos que se chama inibidores de CDK4/6


+ Bem-Estar

Pesquisa revela que tomar chá regularmente evita danos no cérebro

A descoberta envolveu testes cognitivos em 36 adultos,acima de 60 anos, entre os anos de 2015 a 2018


+ Bem-Estar

Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos

O hospital recebe diariamente pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças que necessitam de reposição sanguínea


+ Bem-Estar

Cera do ouvido pode diagnosticar câncer, revela estudo da UFG

Cerca de 102 voluntários participaram do estudo que chamou atenção de profissionais de saúde referência quando o assunto é câncer


+ Bem-Estar

5 postos de coleta do leite humano que as mamães goianas precisam conhecer

É preciso incentivar as mães sobre a importância do aleitamento materno e da doação para outros bebês


+ Bem-Estar

Paciente internada em Goiânia recebe visita surpresa do seu cãozinho e se emociona

Ao ver o bichinho de estimação, criado como um filho, a mulher, que estava abatida, ficou mais animada para continuar lutando pela saúde


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.