Informações sobre a Lei Seca no carnaval 2018 em Goiânia

As blitze do programa Balada Responsável foram reforçadas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
99dba2fa8e6adf7a1002e4f0f62cf8ec

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), juntamente ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, estão trabalhando para combater possíveis irresponsabilidades por parte dos motoristas, especialmente durante o período do carnaval. A meta é fiscalizar e punir motoristas infratores.

Os dados são alarmantes. Somente entre os dias 23 e 28 de janeiro deste ano, as blitze abordaram 1.288 veículos, resultando no recolhimento de 118 CNH’s e 303 motoristas autuados, dos quais dois acabaram presos após as medições de miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado ter ultrapassado a quantidade de 0,34 mg/L.

O motorista flagrado nas blitze de fiscalização que esteja com o nível de álcool superior ao permitido é autuado, paga multa, tem a CNH recolhida, responde processo que pode resultar em até 1 ano sem o direito de dirigir e, em casos ainda mais graves, o motorista é enquadrado em crime de trânsito e será preso em flagrante. A pena varia de 6 meses a três anos de prisão.

Além dessas medidas, o Detran-GO e a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia seguem realizando uma série de ações que visam conscientizar os motoristas sobre os riscos de se dirigir embriagado. As chamadas “blitze educativas” já abordaram cerca de 1.000 motoristas, entregando-lhe materiais educativos não apenas sobre as leis de trânsito, mas também preservativos e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e proteção veicular. Alunos da Guarda Civil Mirim ajudaram na ação, que começou no dia 23 do mês passado e vai até essa terça-feira de carnaval (13).