16/10/2019 06:37
Serviço / Oportunidades

Instituto de Cultura e Meio Ambiente oferece cursos de formação profissional em audiovisual

As aulas acontecem em março e as inscrições são gratuitas

Yasmim
por Yasmim Fleury

 

 

Direcionado ao público goiano, o 12º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, está com inscrições abertas até dia 20 de fevereiro de 2017, pelo site Icumam

Realizado pelo Icumam, e com programação totalmente gratuita, são oferecidas 100 vagas para roteiristas, diretores, estudantes de audiovisual e realizadores. As oficinas acontecerão em março e serão ministradas em Goiânia.

A primeira etapa foi estruturada em cinco módulos: Animação, Documentário, Ficção, Séries de TV (drama) e Série de TV (humor), entre os dias  15 a 17 e 22 a 24 de março. Ampliado em 2017, o Curso de Formação oferece 20 vagas a mais com relação a 11ª edição, que aconteceu em 2016. Entre as novidades, a oficina direcionada para roteiros de Animação ministrada por César Cabral.

Marcelo Starobinas conduz Ficção, Thiago Dottori roteiros de Séries, com foco em dramas e Denis Nielsen, Séries com foco em roteiros de humor. Para completar a diversidade do curso, Di Moretti ministra oficina sobre Documentário. Os profissionais têm atuação nacional e conduzirão as oficinas utilizando conteúdo teórico, exercícios práticos e estudos de casos de produções de sucesso realizadas por cada um deles.

O Curso de Formação Profissional do Icumam é uma ação de qualificação profissional que tem como objetivo a formação de mão-de-obra prioritariamente para o mercado do audiovisual em Goiás com programação totalmente gratuita. 

A segunda etapa acontecerá em outubro, dentro da programação da 17ª Goiânia Mostra Curtas, de 3 a 8 de outubro. Os participantes da primeira etapa tem prioridade na segunda, por isso distanciamento de sete meses. O objetivo é o amadurecimento da proposta e ajustes finais para as futuras consultas, garantindo continuidade na consultoria e qualidade no produto final, o roteiro. Além das consultorias individuais, o regulamento prevê também o pitching com um produtor convidado. 

O Curso de Formação Profissional tem patrocínio da Rodonaves Transporte através da Lei Goyazes (Programa Estadual de Incentivo à Cultura de Goiás) e é realizado pelo Icumam juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), Secretaria do Audiovisual (SAv) e Ministério da Cultura (MinC). 

 

Sobre os Instrutores 

Cesar Cabral

Formado em Cinema pela ECA-USP, atua desde 2002 como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer. No momento está em produção do seu primeiro longa, com previsão de estreia para 2018. Cesar é o atual presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação.

 

Denis Nielsen

Denis Nielsen se formou em Audiovisual pela ECA-USP em 2008, e entre 2010 e 2013 morou em Los Angeles, cursando Mestrado MFA em roteiro na Loyola Marymount University (LMU), contemplado pela bolsa CAPES/Fulbright.

Desde que voltou ao Brasil, ele vem trabalhando com cinema e televisão, tendo dirigido e composto salas de roteiro para séries de comédia, como as duas temporadas de Vida de Estagiário (2016, Warner; Neoplastique) as animações Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) (2015, Cartoon; Glaz) e Oswaldo (2016, Cartoon; Birdo), além do longa-metragem em desenvolvimento Cabras da Peste (2018, Glaz) e dos dramas televisivos 3% (2017, Netflix; Boutique Filmes) e Santo Forte (2015, AXN; Moonshot).

 

Di Moretti

Formado em Rádio/TV (FAAP) e jornalismo (PUC), iniciou sua carreira como redator de programas de rádio e televisão, passando logo para os vídeos institucionais. Desde o inicio dos anos 90, consolidou sua trajetória profissional como roteirista de cinema, professor (Sesc, Escola São Paulo, Espaço Unibanco, FAAP, Festival de Brasília, Mostra Tiradentes...), e consultor de roteiro (Sundance Institute, Laboratório Sesc de Roteiros...). Roteirizou longas-metragens premiados, como: O Velho (doc), Latitude Zero, As Vidas de Marias, Cabra-Cega, Filhas do Vento, Nossa Vida Não Cabe Num Opala, 23 Anos em 7 Segundos (doc), No Olho da Rua, 4 X Timão (doc), Simples Mortais, Tropicália (doc), Última Estação e Dominguinhos.  Em processo de pós-produção está outro documentário "Do pó da Terra". Para a TV, além de documentários históricos, esportivos e de natureza; roteirizou o especial O Menino de Grapiúna para a TV Record; uma série policial O Grampo e desenvolve atualmente um núcleo criativo de séries de tv premiado pelo Fundo Setorial, uma delas de sua autoria, O Mal da Cura.

 

Marcelo Starobinas

Jornalista com experiência em relações internacionais, co-escreveu o longa-metragem Jean Charles. Ganhador da Bolsa Capes-Fulbright para Roteiristas, graduou-se mestre em Cinema (especialização em roteiro de ficção) pela Columbia University.

Escreveu episódios da série Passionais (Globosat +) e é um dos roteiristas da série O que Dizem Seus Olhos, do GNT (ainda inédita). Trabalha também como script doctor e professor – em São Paulo, ministra a sua Oficina de Longas e, no Rio de Janeiro, é professor-assistente dos cursos intensivos de série de TV da Columbia University. Como repórter, redator e correspondente internacional destacam-se passagens por O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e pelo BBC World Service.

 

Thiago Dottori

Roteirista e consultor de roteiros. Presidente da associação Autores de Cinema. Escreveu os longa-metragens Trago Comigo (dir. Tata Amaral),  Prêmio de público X Festival Latino Americano de São Paulo, 2015, Vips (dir. Toniko Melo), Melhor Filme no FestRio 2010, e Os 3, (dir. Nando Olival). É um dos criadores - além de roteirista e supervisor de roteiro - da série Pedro e Bianca (TV Cultura), Melhor Série Infanto Juvenil no Emmy Kids International e Prix Jeneusse. Escreveu todos os episódios da primeira e segunda temporadas da série Psi (HBO), com Contardo Calligaris, exibidos em 2014 e 2015. É roteirista das séries "Destino: São Paulo" (HBO), episódio O banquete do avô; Desencontros (Sony) e Entre o Céu e a Terra (TV Brasil). É criador e roteirista da pequena série Dicionário de Emília, exibida no Fantástico, da TV Globo. Também escreveu o roteiro dos documentários Ouvir o Rio e 13 Minutos.

 

PROGRAMAÇÃO

Oficinas

Ficção - Marcelo Starobinas

15 a 17 de março de 2017 – das 14h30 as 18h30 (4h por dia, totalizando 12h/aula). 
Local: Coletivo Centopeia
Endereço: Av. Cora Coralina, nº 140, Setor Sul, Goiânia - GO - CEP 74080-445

 

Série (Drama) - Thiago Dottori e Série (Humor) - Denis Nielsen
15 a 17 de março de 2017 – das  18h30 às 22h30 (4h por dia, totalizando 12h/aula).
Local: Espaço Culturama
Endereço: Av. T-8, 324, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno, Esquina com Av. Mutirão - Goiânia – GO.

 

Animação - César Cabral e Documentário -  Di Moretti
22 a 24  de março de 2017-  das  18h30 às 22h30 (4h por dia, totalizando 12h/aula).
Local: Espaço Culturama

Endereço: Av. T-8, 324, Galeria Casa Blanca, Setor Bueno, Esquina com Av. Mutirão - Goiânia – GO.

 

S E R V I Ç O

12º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais

 

Inscrições: Icuman

Quando: até  20 de fevereiro de 2017

Telefone: (62) 3218-3779

Mais informações: [email protected]

 

Foto Capa: Reprodução - Pexels

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

No escurinho do cinema: 7 melhores cines de Goiânia para dá um play no fim de semana

Confira a programação dos cinemas, escolha uma que fique mais perto de sua casa e divirta-se com toda a família


+ Serviço

6 maneiras eficientes para estudar na internet que todo aluno deve conhecer

Seguindo essas dicas, o resultado será satisfatório


+ Serviço

Goiânia recebe feira com mais de 800 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira

Projeto IEL em Ação é realizado em parceria com shoppings de Goiás, capacita e encaminha estudantes para o mercado de trabalho gratuitamente


+ Serviço

Goiânia ganha primeiro estacionamento exclusivo para autistas

Iniciativa pioneira no Brasil, Goiânia agora possui vagas de estacionamento com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional para autistas


+ Serviço

Canadá abre 430 vagas de emprego para brasileiros

Além de emprego na cidade de Quebec, os brasileiros também podem participar seleções para bolsas-de estudo de até 40 mil dólares canadenses


+ Serviço

Centro de Línguas da UFG abre inscrições para o segundo semestre de 2019 em Goiânia

São ofertadas vagas para Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Mandarim com um preço único para todo o semestre


+ Serviço

Cidadãos de baixa renda podem ter acesso gratuito à primeira CNH em Goiás

A previsão é que a CNH Social seja implantada a partir de 2020


+ Serviço

Cursinho pré-vestibular da UFG está com inscrições abertas em Goiânia

Cursinho da Federal é gratuito, voltado para pessoas de baixa renda para auxiliar o aluno a conseguir aprovação nas instituições de ensino superior


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.