‘Jóias Brutas’: Filme que revela uma das melhores atuações de Adam Sandler

A atuação e volta do ator Adam Sandler no universo cinematográfico é digna de Oscar

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
5b30ac2ad5cf747f74573d62e04188a1

O Longa que trata de um grande suspense policial é frenético, estrelado por nada menos que Adam Sandler. Embora seja um suspense, não há como desmistificar a imagem que ele passou durante anos estrelando filmes de comédia, como no filme: Um Maluco no Golfe de (1996). E isso ele faz muito bem, tanto, que até os filmes mais sérios dele se tornam uma grande brincadeira por trás das câmeras. Mas isso é um papo para outro filme. No suspense: ‘Jóias Brutas’, o aclamado ator estréia o personagem de Howard Ratner, um judeu muito malandro que é viciado em apostas, dono de uma loja de jóias num Distrito dos Diamantes na cidade de Nova York, que vem muito a calhar com as suas características; o simpático perdedor, o comediante paspalho e claro o ator excelente. Todas as facetas em um mesmo filme, com uma atuação impecável.  

O enredo cinematográfica é dos irmãos irmãos Benny e Josh Safdie, que revela seu grande potencial cinematográfico, de peso, com uma trama muito bem bolada por sinal. O envolvente longa traz uma experiência não só de cinema, mas também sensorial, conversando com o ambiente, colocando dois atores na mesma fala, tornando difícil de compreender o conflito. Ou seja, se você é fã dos filmes (um tanto bobos) que Adam estrelou, não pense que será igual, o personagem dele veio para confundir, criar caos, e estabelecer a ‘não ordem’ neste cenário. Com fotografia escura, brilhante intensa, – diga-se de passagem não só na fotografia, o roteiro revela a versão amante e marido, agiota e dono de uma complicada loja de jóias para tocar, e o desenrolar da venda (desesperada) de uma pedra não lapidada, que acaba de vir da Etiópia, escondida adivinha onde? Na barriga congelada de um peixe. Daí você já percebe o desdobrar da trama. No meio de tudo isso, o repertório ainda revela uma estrela do MBA no meio da trama,  Kevin Garnett, com participação especial e fundamental. E para descobrir o porquê, só assistindo.

Tentando agir pela legalidade, Howard Ratner, apaixonado nato por basquete americano, usa sua joalheria como laranja para tudo quanto é tipo de serviços e jeitos ilegais de ganhar grana alta, muito alta e nessa onda de grana, legalidade e amores, ele se mete em muitas confusões. Principalmente por ele ser dono de uma personalidade extremamente rica, e um temperamento bastante explosivo. O resultado não poderia ser diferente, uma trama recheada de imprevistos pelas decisões desenfreadas de Ratner, em meio à um furacão de tensão. Esta com certeza é merecidamente uma das melhores atuações de Sandler que por sinal exigiu muito do ator e possivelmente será indicada ao Oscar.