Jovem de 22 anos comemora o Dia dos Pais doando parte do fígado para filha viver

Para o jovem, o sucesso do transplante foi o maior presente de Dia dos Pais que ele poderia ganhar

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
3b4b580a3610857882409d45daac5719

Para o analista de Suporte Técnico Rafael Cafalchi Ramos, de 22 anos, o sucesso do transplante em sua filha foi o melhor presente do Dia dos Pais que ele poderia ganhar. A criança de apenas 2 anos foi diagnosticada com deficiência da ornitina transcarbamílase (OTC) em fevereiro de 2019.

A OTC é uma doença genética ligada ao cromossomo X que faz com que a partir do leite materno, a criança inicia uma metabolização incompleta das proteínas ingeridas. De acordo com a endocrinologista, ao ingerir alimentos proteicos, a criança começa a passar mal, já que a proteína não será quebrada como deveria, acumulando amônia no corpo e causando as manifestações clínicas.

Após meses de tratamento sem sucesso, os médicos sugeriram um transplante de fígado para que a criança viva melhor. Rafael logo se manifestou e estava disposto a doar 30% do seu fígado para sua filha, e assim foi feito no dia primeiro de maio. Foram cerca de 6h de cirurgia para Rafael e 10h para a filha.

Hoje, 3 meses após a cirurgia, Rafael afirma que sente muita gratidão e que este é o melhor presente que ele poderia ganhar no Dia dos Pais. Em entrevista ao g1, de acordo com Rafael a garotinha já ganhou 4 kg e voltou a ter uma alimentação normal. “Agora que está tudo bem, estou muito feliz e ansioso para vê-la retomar a rotina aos poucos, podendo frequentar locais mais fechados e a escolinha, para brincar com os coleguinhas, que é o que ela mais gosta”, diz o pai.