Jovem denuncia crime de assassinato de gatos em condomínio de Goiânia e se torna alvo de processo

Crimes contaram com requintes de crueldade e chocaram as pessoas

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
ff6ed8b2a69a58f15a5833f5efbe163e

Um caso envolvendo o desaparecimento e a morte de gatos de estimação tem comovido os goianos nesta semana, quando denúncias e imagens dos crimes vieram à tona por meio de uma moradora de um condomínio de Goiânia. A estudante de medicina Ana Gabriela Maia, que mora no condomínio em questão e que está à procura de dois de seus gatos desaparecidos, contou sobre como tem lidado com os casos de assassinato dos animais no local onde mora. Na ocorrência mais assustadora, foram encontrados corpos de 3 gatos, sendo que um deles fora esquartejado. Entenda.

Curta Mais | Quando e como você começou a suspeitar que havia casos de maus tratos a gatos em seu condomínio?
Ana Gabriela | Em 2016, meu gato Delfino desapareceu sem maiores explicações. Já havia histórico de ameaças em grupos do condomínio aos gatos, como quando um morador uma vez disse que iria botar veneno tipo “chumbinho” para eles comerem. Mas eu preferia acreditar que alguém apenas teria furtado o gato por ser um animal muito bonito. Agora, no último dia 26, houve mais ameaças, mas dessa vez elas foram mais diretas – e seguidas do sumiço da minha gata Felícia, no dia 30 e também do aparecimento de corpos mutilados essa semana.

6e679ea3680119cecdc1a1cbefd3ec1c.jpg

Ana Gabriela e um dos gatinhos que teve.

C.M.| Você tem denunciado de forma corajosa os maus tratos aos gatos. Quando começou seu amor pelos animais?
A.G.| Quando criança, eu morava em apartamento e nunca tive a oportunidade de conviver com animais – apesar de sempre tê-los amado. Sempre dei muito apoio à causa animal e à vida, tanto que quis seguir a área da medicina. Tive, então, a oportunidade de encontrar um filhotinho na rua em 2016 e enquanto eu não consegui resgatá-lo, não sosseguei. No começo de 2017 resgatei outro filhote, na faculdade em frente à minha. Foi amor à primeira vista: era a mais pequenina e frágil da ninhada, parecia uma ratinha. Virou minha companheira; era uma gata especial, que quase não miava, não arranhava ninguém, nem mordia. Até os veterinários ficaram espantados em ver como ela era mansinha…

c28901f4e733b4df854b14532b1d250f.jpg

Cartaz divulgado por Ana quando sua gata desapareceu misteriosamente.

C.M.| Além dos casos citados em seu condomínio, você tem conhecimento de outros casos semelhantes?
A.G.| Aqui no condomínio há muitos relatos de envenenamento e desaparecimento de gatos. Aliás, em todos os lugares! A cultura POP sempre gostou de colocar os gatos como os vilões e os cachorros como mocinhos. Tenho amigos, inclusive, que não gostavam de gatos, até terem um! É muito triste que as pessoas não respeitem os animais, os abandonem, os explorem como máquinas de fazer dinheiro.

652715c418c54904330feb0aa641a6f3.jpg

Foto: Arquivo Pessoal/Ana Gabriela Maia.

C.M. | O que você espera que aconteça à partir de agora, após a repercussão deste caso?
A.G. | Entrei com denúncia na Delegacia de Meio Ambiente, onde fui muito bem amparada e já iniciaram as investigações. O pessoal da Amma também veio ao condomínio fazer fiscalização. E eu fiz questão de expor o que estava acontecendo aqui dentro, inclusive com o nome de quem fez as ameaças e estou sendo até processada por isso. Muitos moradores reclamaram da minha atitude em expor o condomínio com medo de desvalorizá-lo. Mas imagina, as pessoas querem esconder um crime para não manchar a imagem de onde moram? O egoísmo e falta de empatia de alguns vizinhos me assusta.

aed14a0a9a80a95747d6bbeab53e8105.jpg

Imagem de uma conversa em um grupo do whatsapp de moradores do condomínio. (Reprodução/TV Anhanguera)

C.M. | O que você diria para quem tem gatos e está preocupado com a situação?
A.G. | Prendam seus gatos num lugar seguro, não postem fotos deles. Infelizmente a gente tem que se submeter a esse tipo de coisa.

27bd088f58f92f1d6825e4a78dd27872.jpg

C.M. | Se você pudesse dizer algo ou enviar uma mensagem diretamente aos criminosos que praticam crimes contra animais, o que você diria?
A.G.| Se depender de mim, vocês serão perseguidos e desmoralizados para sempre! E eu acredito que quanto mais divulgarmos isso, mais a justiça vai agir! Vocês não sairão impunes!

Ela ainda relatou uma triste realidade: a dificuldade encontrada na hora de se fazer denúncias do tipo. Em uma das tentativas, elas ouviu que “não deveria fazer esse tipo de denúncia, pois os gatos já estavam mortos. E que ‘eles’ trabalhavam com animais que já sofreram maus tratos, mas que estavam vivos.” Além deste caso, ela tentou realizar denúncias via telefone, mas não conseguiu, tendo que realizar um longo trajeto até o local em questão.
Segundo a jovem, as penas para quem maltrata animais ainda são muito fracas e que, dificilmente alguém vai preso por crimes semelhantes. “Isso acaba que faz as pessoas banalizarem esse tipo de crime, que é um sinal de transtorno mental.” A Polícia Civil vai investigar o caso.
Se você tem alguma denúncia de maus tratos a animais, saiba que tais práticas são consideradas CRIME e devem ser denunciadas! Em Goiânia, é possível buscar a ajuda da AMMA. Confira abaixo as informações para realizar denúncias relacionadas ao tema.

Agência Municipal do Meio-ambiente – AMMA

Disque-denúncia: (62) 3524-1408/3524-1440
Pessoalmente no seguinte endereço:
Rua 75 esq. c/ 66, nº 137, Centro – CEP: 74055-110
Pelo telefone: (62) 3524-1412
Por E-mail: [email protected]
Site: clique aqui.