Laboratório de inovação da UFG abre inscrições para MBA em Inovação e Conectividade em Goiânia

Curso de especialização integra ações de capacitação profissional do Media Lab Brasil, rede criada pelas universidades brasileiras de desenvolvimento em inovação mídias interativas

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
32093d0c58849756c98fbf77de8eca57

 

Estão abertas as inscrições para a Especialização MBA In.Connect de Inovação e Conectividade – IoT  e Big Data oferecido pelo Media Lab/BR, com aulas a serem realizadas na unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A inscrição é no valor de R$150,00 e deve ser feita até o dia 1º de fevereiro na secretária do Media Lab/UFG, localizado na Rua Samambaia, Vila Itatiaia. Mesmo local onde as aulas serão ministradas a partir do dia 3 de março de 2017. Para a turma deste ano, são oferecidas 25 vagas.

O MBA é indicado para graduados ou estudantes dos cursos de engenharia, computação, informática, administração, sistemas e gestão da informação e áreas correlatas. Bem como empresários, consultores e gestores das áreas de tecnologia, buscando atualização profissional ou geração de novos produtos e negócios relacionados à inovação e conectividade.

O curso presencial possibilita a capacitação de profissionais para pesquisa desenvolvimento e a inovação em tecnologias e processos de negócios que envolvam dados massivos e em escala – Big Data. Ademais, busca proporcionar a compreensão das oportunidades de inovação geradas pela ampliação do alcance da Internet; a conectividade em rede de novos objetos materiais por meio da IoT (Internet of Things – “Internet das Coisas”) e suas aplicabilidades nas diversas áreas de conhecimento, aliado às ferramentas tecnológicas.

A especialização, com carga horária de 420 horas, tem duração de 22 meses, sendo 18 de aulas presenciais com encontros semanais – realizados no período noturnos nas sextas-feiras e ao sábados no período diurno – e quatro para orientação e conclusão de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de Artigo Científico.

O investimento total é de R$ 12.240, dividido em matrícula e mensalidades no valor de R$ 680.

A coordenação é do professor doutor Dalton Lopes Martins e a subcoordenação do professor doutor Cleomar Rocha.

 

​IOT e Big Data

Segundo o coordenador do MBA In.Connect, Dalton Lopes Martins, a internet é conhecida por ser aquilo que pode ser acessado via computadores ou dispositivos móveis, mas o conceito vai além ao poder ser levado para outros objetos, tais como televisões, iluminações residenciais e públicos e demais serviços e produtos oferecidos pelo setor público e privado. Martins afirma que o termo “Internet das Coisas” refere-se a “grandes escalas” de possibilidades.

“É possível configurar padrões e controles usando celulares. Imagine as possibilidade que isso nos gera de controle de grandes serviços até público, com menos perda e mais efetividade”, diz.

Apesar de parecerem dois termos distantes, IOT e Big Data se convergem no dia a dia e estão cada vez mais presentes em empresas de grande rendimento. O domínio dos dois conceitos e implementação deles em empresas e serviços públicos trazem segurança na definição de estratégias e alcance de resultados. “Big Data traz a possibilidade de desenvolver novos algorítimos e técnicas de análise de dados e gerar conhecimento”, ressalta Martins.

Esses dados estão presentes em todos em diversas escalas, desde mídias sociais e até sistemas de registros comerciais e públicos. “A partir deles, uma empresa pode detectar um padrão seja de consumo preferencial de um produto, mudança de comportamento ou a necessidade de um novo serviço”, exemplifica. ​

Sobre o Media Lab/BR

O Media Lab/BR é o maior laboratório de mídia interativa da América Latina, com unidades na Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e na Universidade de Brasília.

 

S E R V I Ç O

Inscrições para o MBA In.Connect de Inovação e Conectividade do Media Lab/BR

Onde: Secretaria do Curso – Media Lab UFG – Rua Samambaia, Vila Itatiaia

Quando: 09 de janeiro de 2017 a 1º de fevereiro de 2017

​​Horário: 2 ª a 6 ª feira, 8h às 12h e 14h às 17h

Valor da inscrição: R$150,00

Mais infomações: Site Media Lab ​​

E-mail: [email protected]