Livraria Cultura compra as operações das lojas FNAC no Brasil

A unidade existente na cidade de Goiânia deve continuar ativa, após anúncio realizado em fevereiro pela rede francesa de se retirar do Brasil

Adelina Lima
Por Adelina Lima
342d6ee0a98bff7c3109864ff1c9f191

Em uma das maiores e mais impactantes negociações financeiras do ano, a Livraria Cultura comprou as operações da FNAC no Brasil, conforme anúncio divulgado pelas duas empresas nesta quarta-feira (19).

A rede francesa de livros e produtos eletrônicos havia anunciado o fim de suas operações no Brasil, primeiro país da América Latina onde a empresa atua. Em comunicado divulgado em fevereiro, o grupo revelou que o resultado líquido estava em equilíbrio, ou seja, com lucro zero em 2016.

Segundo as informações divulgadas, a conclusão do acordo comercial deve ocorrer ao longo das próximas semanas. A FNAC existe no Brasil desde 1999 e conta com mais de 500 funcionários em suas 12 lojas. Em Goiânia, a única unidade opera no Shopping Flamboyant.

A Livraria Cultura existe há cerca de 70 anos e tem, ao todo, 18 lojas físicas no país, com faturamento médio de R$ 380 mi, muito pouco perto dos R$ 7,2 bi da rede francesa, que não enxerga no Brasil um local com boa atratividade financeira.