20/06/2018 00:55
Notícias / Conteúdo

Lula afirma estar pronto para ser preso em livro que será lançado nesta sexta

Ele ainda falou sobre Dilma, Temer e sua inspiração em Fidel Castro

por Curta Mais

O livro “A Verdade Vencerá – o povo sabe por que me condenam”, que foi escrito baseado em três entrevistas com o ex-presidente Lula, será lançado nesta sexta (16), em São Paulo, pela editora Boitempo. Os jornalistas Juca Kfouri, Ivana Jinkings, Gilberto Maringoni e Maria Inês Nassif foram os responsáveis pelas entrevistas. Confira a seguir os principais pontos abordados pelo ex-presidente, indo desde a possibilidade de ser preso, até a opinião de Lula sobre Dilma Roussef.

A prisão

Sobre uma possível fuga para uma embaixada amiga (ao invés de aceitar passivamente a prisão), Lula afirmou que está pronto para enfrentar a pena e nega a possibilidade de um escape para outro país. “Olha, conheço companheiros que ficaram 15 anos exilados e não tiveram voz aqui dentro, no Brasil.”
A pena a que foi condenado é de 12 anos e 1 mês e o ex-presidente afirma que tal condenação servirá como uma forma de discurso em prol de seu nome a ser usado por seus seguidores (o discurso de preso político, injustiçado). Ele também acredita que um dia será absolvido pela história, dizendo “o preço que vai ser pago historicamente é a mentira contada agora”.

Sobre Dilma e Temer

Lula não poupou críticas à ex-presidente Dilma Rousseff, afirmando que faltou empenho político da presidente cassada e sua equipe para evitar o impeachment. Ele revelou que, inclusive, disse para Dilma: “Olha, você vai passar para a história como a única presidente que nem os ministros defenderam”.
Comparando-a ao atual presidente Michel Temer, Lula afirmou que ele soube resistir melhor que a petista.

6cb52843bdbc6b1d0f3d6f41427fbfca.jpg

Foto: Ilustração/Google/GGN.

Lula vai além e fala de outros assuntos, políticos e pessoais, como histórias de eleições passadas, a relação de João Santana em relação à Dilma e a sua relação com bebidas alcoólicas, afirmando que a última vez em que bebeu “para valer” foi em 1974, após um jogo entre Brasil e Holanda, em que o time brasileiro perdeu por 2x0.

O livro

Uma curiosidade sobre o livro que será lançado esta semana, é que o discurso “A História me Absolverá”, escrito como a defesa do advogado e líder da revolução cubana, Fidel Castro, foi uma das inspirações para Luís Inácio Lula da Silva. Coincidentemente, o livro com o discurso de Fidel também mostra um líder político que afirma não temer a prisão, o que fica claro na frase “Condenai-me, não importa. A história me absolverá.”

8f3f8029685dce57d06014c40738d5b6.jpg

Foto: Ilustração/Google/National Review.

As entrevistas para a produção do livro foram realizadas em fevereiro deste ano – ou seja, após o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) ter confirmado a condenação do ex-presidente. Outros escritores, como Luis Fernando Veríssimo, Luiz Felipe de Alencastro e Eric Nepomuceno colaboraram com textos para a obra.

Foto de capa: Ilustração/Nelson Almeida/AFP.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Notícias

Goiânia recebe palestras sobre técnicas de massagem indiana para bebês

Evento aberto ao público incentiva o vínculo entre mães e filhos


+ Notícias

Enchefs Goiás será lançado esta noite em Goiânia

O Enchefs Brasil escolhe e premia o melhor chef de cada estado.


+ Notícias

Goiânia recebe palestra internacional sobre família

Empresária traz à capital conferencista e escritora norte-americana referência em equilíbrio familiar


+ Notícias

Com dores no tornozelo, Neymar deixa treino da seleção mancando

Notícia preocupante para os torcedores Brasileiros


+ Notícias

Casarão histórico recebe projeto de música toda quinta em Goiânia

Ateliê | Pizza • Café • Arte inicia o Projeto Beco da Música com jazz, blues e rock



+ Notícias

Conhecemos o mais potente Túnel de Vento da América Latina localizado em Goiânia

O equipamento que chega a 320 km/h fica no Comando de Operações Especiais no jardim Guanabara e pode ser experimentado pelo público em datas especiais. Confira mais essa experiência


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.