Massa de ar polar chega e trará novos recordes de frio em todo o país, alertam meteorologistas

Os efeitos começam a ser sentidos em todo o país a partir desta segunda (17)

Adelina Lima
Por Adelina Lima
8b8d97d45882442170b061ddaef734b1

Um alerta divulgado pelo site Climatempo e repercutido por inúmeros outros portais de meteorologia do Brasil afirma que uma nova e forte massa de ar polar está chegando ao Brasil e, com ela, novos recordes de temperaturas mínimas serão atingidos.

Segundo a publicação, a massa de ar polar avança da Argentina e resultará em baixas nas temperaturas para este começo de segunda quinzena de julho de 2017. Ainda neste domingo, 16, algumas cidades do sul já começam a sofrer os primeiros impactos. Mas é neste segunda, 17, que os efeitos mais fortes começam a ser sentidos em todo o país.

O ponto alto dos efeitos da frente fria ocorrerá no dia 22 de julho, quanto o massa de ar polar se espalhará com força moderada e alta sobre as regiões sudeste e centro-oeste, atingindo, inclusive, áreas de Rondônia, Acre e Amazonas.

O boletim do Climatempo afirma que: “A previsão é de que o centro de alta pressão desta massa de polar atinja o valor de 1040 hPa sobre o norte de Argentina. É um valor excepcionalmente forte e poucas vezes observado nesta parte da América do Sul. Ao que tudo indica, o poder de frio desta polar será maior do que o da massa polar que gelou o Brasil nos últimos dias de abril de 2017”.

 

Confira as temperaturas mínimas e máximas previstas para essa semana em algumas cidades:

 

Goiânia

Mínima: 11ºC

Máxima: 30ºC

 

Brasília

Mínima: 9ºC

Máxima: 26ºC

 

Uberaba

Mínima: 12ºC

Máxima: 28ºC

 

Uberlândia

Mínima: 13ºC

Máxima: 26ºC

 

São Paulo

Mínima: 10ºC

Máxima: 25ºC (com previsão de chuva)

 

Rio de Janeiro

Mínima: 13ºC

Máxima: 33ºC (com previsão de chuva)

 

Fonte: Climatempo