Morre, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza

Atriz foi a primeira brasileira a ser indicada para um prêmio internacional

Tainá Luíza Barreto Marques
Por Tainá Luíza Barreto Marques
6e5327d33d7009dc521039784891c323

Aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza, morreu na manhã deste domingo (28/07). Ruth estava internada desde semana passada no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, por causa de uma pneumonia. O motivo da morte ainda não foi informado.

Com mais de 70 anos ddedicados à dramaturgia, Ruth, foi a primeira mulher negra a construir carreira no teatro, televisão e cinema. Se tornou a primeira mulher negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio e também foi a primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, o Leão e Ouro, no Festival de Veneza em 1954.

Nascida em 12 de maio de 1921, no Engenho de Dentro, Zona Sul do Rio de Janeiro, a atriz foi uma das pioneiras na televisão e seus feitos ajudaram a abrir caminho para os artistas negros no Brasil.  Seu último trabalho foi na minissérie da Rede Globo “Se eu fechar os olhos agora’.

A atriz passou por várias emissoras, sendo que só na globo ela passou por mais de 20 novelas. Além disso, Ruth também atuou em mais de 30 filmes, incluindo ‘Sinhá Moça’ de Tom payne, filme que a levou a ser nomeada para concorrer ao prêmio de Melhor Atriz do Festival de Veneza de 1954.

A repercurssão da morte da atriz causou comoção nas redes sociais, inclusive entre artistas que lamentam sua perda, confira: