Morte de macaco por febre amarela não representa risco à população, afirma Secretaria de Saúde

Secretaria alertou que os macacos não transmitem a doença

Ingrid Reis
Por Ingrid Reis
b829f864b2361c28a0223def50f3aedc

A Pasta informou nesta quinta-feira (30), por meio do site da Prefeitura de Goiânia, que o Zoológico não foi interditado. No entanto, está sendo exigido o comprovante de vacinação dos visitantes. A Secretaria de Saúde (SMS) esclareceu ainda que não existe motivo para pânico, pois duas doses de vacina contra febre amarela imunizam por toda vida. Além disso, 94% dos goianienses já estão imunizados.

Quanto a morte do macaco Guariba que vivia no Zoológico, os resultados dos testes deram positivo para febre amarela. A prefeitura vai encaminhar as amostras a laboratórios de Brasília e São Paulo para novas análises.

A SMS afirmou que não há qualquer evidência da circulação do vírus da febre amarela no município de Goiânia entre humanos. O Zoo orienta que a população que reside em bairros próximos ao parque deve se vacinar, caso não tenha recebido duas doses, e pedirá o cartão a todos os visitantes como medida preventiva.

A secretaria alerta ainda que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. A febre amarela é transmitida apenas pela picada dos mosquitos, tanto nas pessoas como nos macacos. Os animais são nossos aliados, pois nos ajudam a detectar a presença do vírus e tomar medidas necessárias.

A vacinação só será feita em unidades de saúde devido à necessidade de verificação da situação vacinal no cartão eletrônico disponível em todos CAIS. Essa verificação é necessária para quem não possui cartão de vacina.

(Foto: reprodução Prefeitura de Goiânia)