Mostra de Cinema Italiano gratuita acontece durante festival tradicional em Nova Veneza

Serão cinco filmes recém produzidos, todos legendados em português com entrada franca.

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
ff4bc026a253f5550e36a64a038fe59c

Agendado para 7 a 10 de junho, o 14º Festival Italiano de Nova Veneza oferecerá uma mostra de cinema italiano com longas-metragens contemporâneos. Os títulos serão cedidos pela Embaixada Italiana no Brasil, que a partir dessa edição passa a ser apoiadora oficial do evento.

O anúncio foi feito pela chefe do departamento político e cultural da Embaixada da Itália no Brasil, Alessandra Crimi, nesta terça-feira, 17 de abril, durante encontro com a presidente da Associação Veneziana Pró Festival Italiano (Afesti), Hermione Stival, e o vice-prefeito de Nova Veneza, Alessandro Stival, em Brasília.

Serão cinco filmes recém produzidos, todos legendados em português com entrada franca. A exibição será acontecerá no Centro Cultural Pedro Peixoto, o primeiro cinema da cidade, que está sendo restaurado e cuja reforma será concluída este mês.

“Queremos imprimir cada vez mais consistência cultural ao evento para que ele, inclusive, seja um estímulo para os próprios descendentes preservar a herança de nossos antepassados. A mostra de cinema vem ao encontro de nossos objetivos”, agradeceu Hermione Stival, que também é descendente de imigrantes italianos.

Entre os títulos, estará Smetto quando voglio, de Sidney Sibilia, ou Para quando quero, na tradução para o português, uma comédia sobre pesquisadores universitários desempregados que criam uma droga lícita e se transformam em traficantes. Outro título será Fuocoammare, de Gianfranco Rosi, ou Fogo no Mar, título em português, um documentário sobre a vida na ilha italiana de Lampedusa. O local virou manchete mundial nos últimos anos por ser a porta de entrada de centenas de imigrantes refugiados de seus países de origem, principalmente da África e do Oriente Médio.

Na sequência, será apresentado Qualcosa di nuovo, de Cristina Comencini, ou Algo Novo em português, uma comédia romântica e um triângulo amoroso de suas quarentonas e um rapaz de 19 anos. Viva la libertà, de Roberto Andò, ou Viva a Liberdade, será outra comédia sobre os bastidores do governo italiano. Para fechar a mostra, será exibido La Mafia Uccide solo d’Estate, di PIF, que no português significa A mafia mata apenas no verão. Este, um drama policial sobre as influências da máfia.