Movimento Negro divulga nota de repúdio após denúncia de racismo em prova da Prefeitura de Morrinhos

O MNU entrou hoje com representação no MP-GO e irá realizar um ato público na cidade para alertar e combater o Racismo.

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
fe32d404918952a9d32f31a88ce54c25

A pacata e simpática cidade de Morrinhos, a 130 quilômetros de Goiânia, tem sido destaque no noticiário regional e até nacional após um episódio envolvendo denúncia de racismo em uma prova de Concurso Público do município, realizada no último domingo (14/01).

O candidato Hélio de Araújo Júnior, que fez a prova e concorre a uma das cinco vagas para fiscal de postura do município com outros 580 concurseiros, se sentiu ofendido com o questionário da avaliação de conhecimentos gerais que trazia o tema “Qual a origem do racismo?”. Entre as alternativas de uma das questões, os candidatos tinham que escolher opões como: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu” e “Negro só tem de gente os dentes”. Hélio Junior contou ao Curta Mais News o constrangimento que viveu. “Me senti humilhado por ser o único negro em sala, algumas pessoas olhavam para mim quando chegavam na questão rindo ou abaixavam a cabeça desaprovando aquilo”.

Na nota enviada com exclusividade ao Curta Mais News, o MNU – Movimento Negro Unificado exige providências das autoridades quanto ao teor “criminoso e racista” da prova e informa que já solicitou uma audiência com o prefeito de Morrinhos (GO), Rogério Troncoso. A nota informa ainda que o Movimento irá realizar um ato público na cidade para alertar e combater o Racismo.

A coordenação nacional do MNU protocolizou nesta quinta-feira (18), uma representação no Ministério Público Estadual (MP-GO) para que a denúncia seja apurada.

Leia a nota do MNU na íntegra:

A notícia exclusiva do Site Curta Mais em Goiás, assusta e nos encoraja; a prefeitura municipal de Morrinhos-GO (no sul do estado), faz uma prova de conhecimento gerais de um concurso público, realizado no dia 14 de janeiro de 2018, com conteúdos criminosos, racistas e que precisam ser repudiados veementemente. Na prova, existe o seguinte termo: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”. O quesito do certame é racista. Afirma a coordenadora nacional do MNU – Movimento Negro Unificado – Iêda Leal.

A vítima foi Hélio de Araújo Júnior, que fez a prova da Prefeitura de Morrinhos-GO, cujo o tema seria a avaliação da “Origem do Racismo”. Segundo a notícia publicada no site www.curtamais.com.br , Hélio Júnior se indignou com as opções apresentadas no certame. Em uma das questões apresentadas, havia  as seguintes frases: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu” e “Negro só tem de gente os dentes”.  O Movimento Negro Unificado – MNU – repudia e lutará fortemente para impedir casos como esses, vai  recorrer ao Ministério Público para impedir a continuidade desse tipo de postura do poder público ou de quaisquer cidadãos . A coordenadora nacional do MNU, professora Iêda Leal, afirma que a legislação tipifica o racismo como crime. “Não podemos admitir atitudes racista na sociedade do século XXI, eles não podem ficar impunes. O poder público, em todos os níveis, precisa coibir esses atos racistas, e vamos exigir que a prefeitura de Morrinhos-GO, através do prefeito Rogério Troncoso, tome providências para reparar o dano e punir a empresa responsável pelo ato criminoso no concurso público”, assegurou Iêda Leal do MNU.

A coragem da vítima é o insumo principal para acabar com o racismo. Hélio Júnior, segundo as notícias, entrou com um processo contra a empresa responsável pelo concurso e contra a Prefeitura de Morrinhos e revela que ainda teve dificuldade de fazer a denúncia. “Foi muito difícil denunciar, você chega num órgão público e as pessoas acham isso normal. Ministério Público da minha cidade me disse que não viu crime algum nisso”, relatou a vítima ao ”Curta Mais”.

O Movimento Negro Unificado – MNU- já solicitou uma audiência com o prefeito de Morrinhos-GO, Rogério Troncoso, e pedir explicações sobre o ato. Além disso, irá realizar um ato público na cidade para alertar e combater o Racismo.