09/12/2019 07:47
Notícias / Conteúdo

'Não renunciarei', afirma Michel Temer

O presidente fez breve pronunciamento após a delação que abalou o Brasil nesta quinta-feira (18)

Paloma
por Paloma M. Carvalho

A notícia da delação que abalou o Brasil na última quarta-feira (17) foi recebida como uma bomba no Palácio do Planalto e, claro, em todo o país. O dono da JBS Joesley Batista fez revelações sobre os esquemas de corrupção que envolvem diretamente o atual presidente Michel Temer (PMDB) e o senador, agora afastado, Aécio Neves (PSDB).

Em pronunciamento ao vivo à nação, o presidente afirmou que não vai deixar o cargo. “Não renunciarei. Repito: não renunciarei”.

Visivelmente alterado, Michel Temer falou em alto e bom som sobre o escândalo e enfatizou que "não comprou o silêncio de ninguém".

No final de sua breve fala, Michel afirma: "Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Meu único compromisso é com o Brasil, e só este compromisso me guiará."

Confira o pronunciamento na íntegra:

Solicitei oficialmente ao Supremo Tribunal Federal acesso a esses documentos, mas até o presente momento não o consegui. Quero deixar muito claro dizendo que meu governo viveu nesta semana seu melhor e seu pior momento. Os indicadores de queda da inflação, os números de retorno ao crescimento da economia e os dados de geração de emprego criaram esperanças de dias melhores. O otimismo retornava e as reformas avançavam no Congresso Nacional.

Ontem (quarta), contudo, a revelação de conversa gravada clandestinamente trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada. Portanto, todo um imenso esforço de retirar o país de sua maior recessão pode se tornar inútil. E nós não podemos jogar no lixo da história tanto trabalho feito em prol do país. Ouvi, realmente, o relato de um empresário que, por ter relações com um ex-deputado, auxiliava a família do ex-parlamentar.

Não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário. Repito e ressalvo: em nenhum momento autorizei que pagassem a quem quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém, por uma razão singelíssima: exata e precisamente porque não temo nenhuma delação.

Não preciso de cargo público nem de foro especial. Nada tenho a esconder. Sempre honrei meu nome. Na universidade, na vida pública, na vida profissional, nos meus escritos, nos meus trabalhos. E nunca autorizei, por isso mesmo, que utilizassem o meu nome indevidamente.

Por isso, quero registrar enfaticamente: a investigação pedida pelo Supremo Tribunal Federal será território de onde surgirão todas as explicações. E, no Supremo, demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos.

Não renunciarei. Repito: não renunciarei.

Sei o que fiz. E sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Esta situação de dubiedade, de dúvida, não pode persistir por muito tempo. Se foram rápidas nas gravações clandestinas, não podem tardar nas investigações e na solução para essas investigações depois de tanto esforço e dificuldades superadas. Meu único compromisso, meus senhores e minhas senhoras, é com o Brasil. E é só este compromisso que me guiará.
Muito obrigado. Muito boa tarde a todos.

 

 

Notícias sobre: brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Pirenópolis é oficialmente reconhecida como a Capital da Prata no Centro Oeste

Com apenas 292 anos, Piri é referência em turismo e também no mercado de jóias de prata


+ Notícias

Spotify lança quadro de retrospectiva para usuários com 3 sessões chamado 'Your Decade Wrapped'

O quadro funciona como um 'presente de agrado' para todos os usuários da plataforma de Streaming


+ Notícias

Matheus Ribeiro recebe convite de William Bonner para apresentar Jornal Nacional em 2020

O jornalista goiano está confirmado na bancada do JN no rodízio de apresentadores regionais



+ Notícias

Kanpai: o primeiro restaurante japonês de Goiânia une tradição e modernidade em duas casas

A casa ensinou o goianiense a comer comida japonesa e resiste ao tempo e modismos há mais de duas décadas


+ Notícias

Voz de Lula aparece no Waze dizendo 'vire à esquerda companheiro'

O aplicativo oferece a opção de colocar a própria voz como guia da plataforma também


+ Notícias

Confira o roteiro para curtir as decorações de natal 2019 em Goiânia

Tem árvore flutuante, Vila do papai noel e trenzinho da alegria


+ Notícias

Thiaguinho chora ao cantar música que escreveu para Fernanda Souza. Assista!

Separado há pouco mais de um mês, Thiaguinho não conteve a emoção ao cantar os mesmos versos que cantou para a atriz no casamento deles


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.