No ‘Setembro Amarelo’ Redes Sociais anunciam serviços para prevenção do suicídio

Campanha está sendo realizada pelo PC Siqueira (youtuber), cineasta M.M. Izidoro especialista em suicidologia Karan Scavacinie

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
1c650df87147a95b2fcc806b8239b738

“Falar é a melhor solução”, é o slogan no site oficial do setembro amarelo, que consiste numa campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicidio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015 pela CVV (Centro de Valorização da Vida).

Youtuber PC Siqueira, Cineasta M.M. Izidoro e a psicóloga Karan Scavacini entraram em parceria com a CVV com informação e ajuda direta nas redes sociais.

Facebook e Instagram anunciam a campanha com a hashtag #EuEstou

A campanha #EuEstou oferece aos usuários das redes uma série de vídeos educativos voltados a pessoas que estejam passando por problemas de depressão ou com comportamentos suicidas, mas também é voltada a pessoas que tenham parentes ou amigos nessa situação.

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Já passou da hora de a gente quebrar o tabu e falar desse problema imenso que é o suicídio. Sigam nossos perfis que iremos te mostrar caminhos que poderão te ajudar ou ajudar alguém perto de você. Vamos nessa? #EuEstou

Uma publicação compartilhada por #EuEstou (@euestou) em 11 de Set, 2018 às 8:06 PDT

Twitter enviará mensagem automática ao perceber usuário com problemas

O serviço #ExisteAjuda no Twitter funciona assim: ao buscar por termos relacionados ao suicídio ou automutilação, o usuário vai receber uma mensagem oferecendo ajuda e mais informações sobre como contatar o CVV. “Você pode obter ajuda. Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil ou em crise, vocês não estão sozinhos. Nosso parceiro CVV pode ajudar. Ligue gratuitamente 188 de qualquer lugar do Brasil”, diz a mensagem, que tem um botão para contatar diretamente o serviço.


Ajuda automatizada

A campanha #EuEstou também oferece recursos automatizados para os usuários. Dois endereços de e-mail foram criados para enviar informações e números de telefone tanto para pessoas apresentando comportamento suicida como para quem quer ajudar alguém com problemas.

Para pedir informações sobre como buscar ajuda, é preciso enviar uma mensagem para [email protected].

Caso o usuário queira informações sobre como ajudar alguém, o endereço é [email protected].

O #ExisteAjuda também está disponível nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Austrália.


Programa nas escolas

Desde agosto e até novembro, o projeto, chamado “Passaporte: Habilidades para a Vida”, está sendo implementado com alunos de dez escolas públicas em dez estados brasileiros.

Participarão do programa até novembro cerca de mil alunos de 11 a 14 anos de Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ), Gaspar (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), São Luís (MA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Vila Velha (ES).

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CVV (@cvvoficial) em 11 de Set, 2018 às 5:28 PDT

(Capa: CVV/Reprodução)