Noticias que colocaram Goiás nos noticiários nacional e internacional

Confira a retrospectiva dos principais acontecimentos do ano em Goiás

Beatriz Bueno
Por Beatriz Bueno
CRIS FEED 3

O ano de 2023 ficou marcado por uma série de eventos de grande repercussão em Goiás, abrangendo acidentes, fatalidades e investigações criminais que capturaram a atenção da população.

Entre as notícias mais impactantes, a culinária goiana ganhou o pais, o governador teve destaque nacional e o rei Roberto  se apresentou na segunda maior festa religiosa do Brasil.

Pensando nisso, venha conferir a seleção que o Guia preparou das noticias que colocaram Goiás nos noticiários nacional e até mesmo internacional trazendo visibilidade para o estado e nos colocando no mapa.

Atos de terrorismo em Brasília

Em 8 de janeiro, uma multidão invadiu as sedes dos Três Poderes em Brasília, promovendo um ato antidemocrático. Entre os participantes, havia goianos, como empresários, políticos, policiais militares e servidores públicos, que compartilharam vídeos e fotos nas redes sociais. Em resposta, a Polícia Federal realizou operações nos meses seguintes, resultando na prisão do coronel da PM Benito Franco e da cantora gospel Fêr Oliver, ambos ligados aos eventos antidemocráticos. Atualmente, ambos os investigados estão em liberdade. Nesse mesmo período, o deputado Amauri Ribeiro foi alvo de busca e apreensão, após confessar doações a acampamentos golpistas.

Reprodução/MaisGoias

Jovem hospitalizada após cheira de pimenta.

No mês de fevereiro, Thais Medeiros de Oliveira, uma trancista, foi hospitalizada em condição gravíssima após inalar o aroma de pimentas de uma garrafa na residência de seu então namorado. Ela permaneceu internada por mais de cinco meses, perdendo completamente os movimentos corporais e a capacidade de se comunicar.

Reprodução/Redes Sociais

Caiado é o governador mais bem avaliado

O governador Ronaldo Caiado, da União Brasil, foi apontado como o mais bem avaliado do Brasil, segundo levantamentos realizados pelo instituto Paraná Pesquisas em 20 capitais entre março e agosto deste ano. Os dados revelam que a gestão de Caiado é aprovada por 76,6% dos eleitores da capital goiana. Na sequência, os governadores Mauro Mendes (União Brasil) de Mato Grosso, Rafael Fonteles (PT) de Teresina e Ratinho Jr. (PSD) do Paraná também se destacam com altos índices de aprovação.

Divulgação

Ataque a escola - Terezinha de Goiás

Em abril, um incidente chocante ocorreu no Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio, em Santa Tereza de Goiás, quando um aluno de 13 anos adentrou a instituição portando uma faca, ferindo três colegas, um dos quais sofreu cortes nas costas, rosto e mão. Felizmente, um auxiliar de serviços gerais agiu com coragem, contendo o aluno até a chegada da Polícia Militar, que procedeu à apreensão do adolescente. Naquela época, o país testemunhou diversos casos de ataques e ameaças de invasão em escolas. Em resposta, o governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou a aquisição de detectores de metal para os colégios, autorizando também a fiscalização das mochilas dos alunos como medida preventiva contra futuros incidentes.

Reprodução/Redes Sociais

Esquema de manipulação em partidas de futebol

O cenário do futebol brasileiro foi abalado por alegações de manipulação de resultados de jogos visando favorecer apostas esportivas. O presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, denunciou o esquema ao Ministério Público de Goiás. Em maio, o portal de noticias g1 divulgou mensagens que evidenciam a combinação de pênaltis, cartões amarelos e expulsões entre jogadores e apostadores. Os atletas estavam sendo remunerados com valores que variavam de R$ 50 mil a R$ 100 mil.

Reprodução/G1

Fraudes em cartões de vacinação

Em maio, duas profissionais de saúde de Cabeceiras, no Entorno do Distrito Federal, tiveram seus nomes indevidamente associados ao cartão de vacinação contra a Covid-19 da esposa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ambas negam a administração dos imunizantes. A Polícia Federal investigou um médico suspeito de utilizar os dados de uma enfermeira para fraudulentamente registrar a vacinação de Gabriela Santiago Ribeiro Cid.

Reprodução/G1

Show de Roberto Carlos em Trindade

Em junho, o cantor Roberto Carlos encantou milhares de fãs e fiéis ao se apresentar na Romaria de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O show gratuito, realizado na Praça do Santuário, incluiu 18 músicas e teve início com o clássico "Emoções", provocando reações emocionadas da plateia. Durante a apresentação, o rei expressou gratidão pela presença dos fãs e destacou o "privilégio de participar de uma festa" como aquela.

Divulgação

Desabamento de uma rampa em um festival de rap

Em julho, aproximadamente 60 pessoas ficaram feridas devido ao desabamento de uma rampa durante um festival de rap no Estádio Serra Dourada. As imagens destacam a ação urgente dos socorristas para resgatar os feridos, com o público se arrastando pelo chão após o acidente. Segundo a Polícia Civil, a estrutura foi montada de maneira precária e inadequada. Entre os feridos, a estudante Giovanna Salerno foi gravemente afetada, perdendo quase todos os movimentos do corpo e parte do crânio.

Reprodução/Tv Anhanguera

Chef goiano é eleito o melhor do Brasil

Ian Baiocchi, renomado chef goiano, foi agraciado como o melhor chef do ano no Prêmio Melhores da Gastronomia, concedido pela revista Prazeres da Mesa. Além desse reconhecimento, a Lata Sorvetes, estabelecimento também sob sua direção, foi premiada como a melhor sorveteria do país. Baiocchi está à frente dos restaurantes Íz, Grá, 1929 Trattoria, além da sorveteria Atala, todos localizados em Goiânia.

Ian Baiocchi possui uma longa lista de títulos e reconhecimentos. Conquistou o título de Melhor Chef do Brasil na prestigiada premiação da Revista Prazeres da Mesa, realizada recentemente em São Paulo. Em outubro de 2022, foi coroado como o Melhor Chef de Goiânia pelo Prêmio Curta Mais, além de receber outras cinco placas de destaque, como Melhor Restaurante (Iz), Melhor Italiano (1929), Melhor Atendimento (Iz), Melhor Restaurateur (Domingos Ávila). Aos 33 anos, Ian Baiocchi lidera o Grupo Monino, em parceria com seu dedicado sócio, Domingos Ávila Neto. O grupo concentra-se na alta gastronomia e inclui quatro restaurantes em Goiânia: o Iz (moderno e contemporâneo), o 1929 Trattoria Moderna (culinária italiana) e o Grá Bistrô e Rooftop (com influência francesa) e o recém-inaugurado Enttres Cocina de Mezcla. Ian Baiocchi construiu uma sólida base para sua carreira, tendo trabalhado ao lado de chefs renomados da gastronomia mundial, como Alex Atala (D.O.M.), Helena Rizzo (Maní), Sérgio e Javier Torres (do extinto Eñe), Joan Roca (El Celler de Can Roca, Espanha) e Andoni Aduriz (Mugaritz, Espanha). O chef atribui seu amadurecimento e aprendizado à sua passagem pela cozinha do Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, antes de abrir sua primeira casa, o Iz, em 2015. Ian Baiocchi compartilha: "Foi ali que aprendi a ser chef de verdade. A treinar e liderar equipe, lidar com limitações de ingredientes e recursos, usar a criatividade e as técnicas para ser transformador." Com um toque de humildade e uma profunda paixão pela culinária, Ian Baiocchi continua a encantar com suas criações culinárias e a elevar a gastronomia brasileira a novos patamares.
Divulgação

Sorveteria de Goiânia é eleita a melhor do Brasil

Na 20ª edição do Prêmio Melhores da Gastronomia, promovido pela revista Prazeres da Mesa, a cena gastronômica de Goiânia se destacou. Sendo comandada pela o chef Ian Baiocchi, a Alata Sorvetes, conquistou o 1º lugar como a melhor sorveteria do país.

Prato do Alata
Pratos do Alata — Foto: Reprodução

Acidente do cantor Regis Danese

O cantor gospel Regis Danese sofreu um acidente na BR-153, em agosto no Jaraguá, região central de Goiás, a caminho de um show. Conduzindo o veículo, ele invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com um caminhão. Seu irmão, que também estava no carro, saiu ileso. Regis foi resgatado e gravou um vídeo solicitando orações.

Divulgação

Jovem filma a própria morte

Em novembro, Ielly Gabriele Alves foi tragicamente morta em Jataí, sudoeste de Goiás, quando seu namorado, o empresário Diego Fonseca, filmou um momento em que apontou uma arma para ela e atirou, resultando em seu falecimento. Fonseca alegou em depoimento não ter conhecimento de que a arma estava carregada, porém, a polícia concluiu que a vítima foi vítima de uma emboscada planejada pelo parceiro, motivada pela recusa dela em aceitar o término do relacionamento.

Reprodução/Tv Record

Aeronave transportando drogas invade fazenda do cantor Leonardo

Também em novembro, um avião com aproximadamente meia tonelada de pasta base de cocaína invadiu e pousou na fazenda do cantor Leonardo, em Jussara, a 270 km de Goiânia. Apesar da negativa dos funcionários da fazenda, o piloto aterrissou, transferiu a droga para uma caminhonete que também entrou na propriedade e decolou rapidamente, fugindo. A operação durou cerca de 10 minutos, resultando em confronto fatal entre duas pessoas envolvidas no transporte e a Polícia Militar.

Reprodução/Tv Anhanguera

Prisão do prefeito de Iporá

O prefeito de Iporá, Naiçoitan Leite, foi preso pela Polícia Civil após utilizar uma caminhonete para invadir a residência de sua ex-mulher. Segundo as autoridades, ele disparou pelo menos 15 tiros contra o quarto onde ela estava com o namorado, sem causar ferimentos. Após cinco dias foragido, Naiçoitan se entregou, justificando em rede social que estava embriagado. Na declaração à polícia, alegou perda de memória sobre o ocorrido. Atualmente, encontra-se detido e foi hospitalizado duas vezes devido a mal-estar no presídio.

Reprodução/Redes Sociais

Cerveja goiana é eleita melhor do Brasil

A cerveja Colombina Cold Brew Lager, fabricada no estado de Goiás, conquistou o título de melhor cerveja do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva). Essa distinção foi atribuída após avaliação de 1.125 rótulos provenientes de 19 estados de todas as regiões do país.

Divulgação/Redes Sociais

Envenenamento do pai e avó do ex-namorado

Em dezembro, a advogada Amanda Partata foi detida sob suspeita de envenenar fatalmente o pai e a avó do ex-namorado, em Goiânia. De acordo com as autoridades, o crime teria motivação relacionada ao sentimento de rejeição após o término do relacionamento. A acusada nega envolvimento no crime.

Reprodução/O Popular

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.