Novo Puma 2016 está de volta como carro de corrida

Trata-se do fora-de-série mais icônico da história automotiva brasileira

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
b42a88a6ee567a16b9e56590141b22fe

Um clássico brasileiro, que fez sucesso nos anos 1980, está de volta. A Puma Automóveis vai apresentar oficialmente no dia 17 de dezembro a versão de corrida do novo Puma. O evento será no Autódromo de Interlagos, dia da última etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo. A foto de divulgação mostra que o protótipo ficou muito parecido com o projeto original, de autoria do designer Du Oliveira, famoso pelo blog Irmão do Décio. Habituado a recriar carros nacionais das antigas, Du parece ter se inspirado no Puma GT, lançado em 1968 com seu charme inconfundível de Lamborghini Miura tupiniquim (dá uma olhada no vídeo abaixo).

Nada de motor dependurado na traseira, agora, o novo Puma recorre ao mesmo arranjo central-traseiro usado no Lotus Elise e numa imensidão de superesportivos. Será um lote de 25 veículos, todos equipados com motor 1.6 turbo central-traseiro e câmbio manual de cinco marchas – mais dados mecânicos serão revelados em breve.

Tudo bem mais moderno do que os antigos Puma e seus motores VW refrigerados a ar. Algo que não mudará é o uso de fibra de vidro na carroceria. A técnica evoluiu um bocado e ainda é garantia de baixo peso. O chassi não é derivado do utilizado em nenhum carro de rua, trata-se de uma estrutura tubular que você pode observar logo abaixo.

Suspensões independentes do tipo duplo A (braços duplos triangulares) serão amparadas por pneus Pirelli PZero Trofeo aro 18 nas medidas 235/40 na dianteira e 245/40 na traseira. O acerto fica por conta do piloto Jan Balder, mestre de todos os setores de Interlagos. Podemos esperar por pegas maravilhosos a partir do ano que vem.

O projeto renasceu em 2014 pelas mãos dos empresários Fernando Mesquita e Reginaldo Galafazzi. Para realizarem o sonho, os apaixonados investiram para criar o protótipo de pista. Embora já tenham sido produzidos mais de 22 mil Puma ao longo da história da marca, modelos de rua estão fora de questão por ora. A empreitada pode ser acompanhada pelo site do fabricante, onde a dupla até anunciou seu estimado Puma GTS 1979 para garantir o investimento.

Novo

Novo

Novo