22/02/2019 01:09
Turismo / Turismo em Goiás

Novo trem turístico de Goiás vai passar por 14 cidades

Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Já imaginou passear de trem pelas cidades de Goiás, conhecendo a história, a culinária e a cultura de cada município? Pois esse programa pode estar bem perto de se tornar realidade. Ministério do Turismo, Governo Estadual, IPHAN, SEBRAE e representantes de 14 municípios goianos estão em fase avançada para a implantação do projeto, que revitalizaria a Região da Estrada de Ferro. Atualmente, o estado de Goiás possui apenas trens de carga, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 80.

Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN e têm recebido atrações culturais, como venda de artesanato e feiras de culinária local. Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis são as cidades envolvidas na discussão, que podem integrar o circuito turístico.

Pelo projeto, Goiânia teria um ônibus turístico aberto, com opção de city tour com passeios pela capital até a estação de Senador Canedo. O primeiro trecho do passeio seria de Senador Canedo até Bonfinópolis.

A concessionária, que administra a ferrovia com trens de carga, já disponibilizou uma locomotiva para fins turísticos. Os trechos variam, em média, de 30 a 50 km.

Os trechos que serão atendidos pelo trem de Turismo e a periodicidade das viagens serão definidos pelo estudo de viabilidade técnica e econômica que está sendo desenvolvido pelos municípios.

Algumas cidades já se adiantaram nos preparativos para receber os visitantes. Silvânia, a 84 km da capital, já restaurou a antiga estação ferroviária e prepara também hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista. Pires do Rio, outra cidade incluída no roteiro, já conta com um Museu Ferroviário.

De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto irá promover o resgate histórico da região e projetar o futuro com viagens que levam o turista a descobrir novos atrativos históricos, culturais e naturais do roteiro.

A iniciativa de resgatar esse antigo meio de transporte para fins turísticos não é uma novidade. Em todo o país o turismo ferroviário conta com 28 roteiros de trens de passageiros, entre os que oferecem viagens regulares e passeios.

São oferecidas viagens das mais variadas formas. Desde as antigas Marias Fumaças, ligando cidades históricas, aos trens mais modernos, de longo curso, como os que ligam Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), com 664 km de distância; e Carajás (PA) a São Luís (MA), que transporta cerca de 300 mil passageiros por ano ao longo de 892 km de trilhos.

Estação

Estação de trem em Pires do Rio, em Goiás.

Foto: Glaucio Henrique Chaves

Estação

Estação

Estação de trem em Silvânia, Goiás.

Fotos: Goiás Turismo.

Já

Trem da Serra da Mantiqueira na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, operado pela ABOTTC.

Passeio

Passeio turístico da Serra do Mar, também da ABOTTC.

trem

Trem do Vinho no Rio Grande do Sul: atrativo turístico de brasileiros e estrangeiros.

Ainda não há previsão para a instalação do trem e funcionamento da linha. Mas, será que o estado de Goiás tem mesmo capacidade para um circuito turístico de trem? “Lógico que tem!”, responde Luciano Soares, da Goiás Turismo. “Turisticamente, vejo o projeto como um grande produto”. Luciano ressalta o potencial turístico da linha de trem para o estado, que atrairia visitantes de todo o Brasil e seria mais uma opção de lazer para o público local.

Veja mais: 

Trem urbano entre DF e Goiás é confirmado e terá viagem gratuita por 6 meses

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Turismo

Pirenópolis ganha primeira casa na árvore para hospedagem

Quem disse que casa na árvore é coisa de criança? A estrutura não vai utilizar a árvore para sustentação, com o objetivo de preservar a planta


+ Turismo

Goiás entra para o top 12 destinos internacionais que são tendências para viajar em 2019

A pesquisa destaca Caldas Novas como principal atrativo


+ Turismo

Descubra Pilar de Goiás, o maior conjunto barroco do estado e seus 250 anos de história

Com casarões coloniais e muita história, cidade já foi residência da Princesa Isabel no período imperial


+ Turismo

10 perfis do Instagram que todo apaixonado por Goiás precisa conhecer

Saia da caixa e conheça lugares incríveis


+ Turismo

Bernardo Élis: um charmoso parque em Goiânia que você provavelmente não conhecia

Apesar de estar em região afastada do centro, o parque tem tudo pra ser o novo point da cidade


+ Turismo

Hotel de Pirenópolis está entre um dos 25 mais românticos da América do Sul

“Travellers Choice TripAdvisor 2019" é o mais importante prêmio do turismo da atualidade


+ Turismo

Destinos de ecoturismo no Brasil vão ganhar internet grátis e de qualidade 24 horas

O projeto prevê wifi free em mais 60 destinos como Alto Paraíso/Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA), Aparatos da Serra (RS), Bonito (MS), Lençóis Maranhenses (MA), Foz Iguaçu (PR) e Jalapão (TO).


+ Turismo

Sesc Caldas Novas é eleito um dos melhores do Brasil

Unidades dos estados de Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, entre outros, também foram citados na publicação da revista Viagem e Turismo


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.