O motivo para a caneta Bic ter furos na lateral e na tampa vai te surpreender

Eles são muito mais importantes do que a maioria das pessoas imagina

Caio Miranda
Por Caio Miranda
a8fe04587a1bd21f7d59422bf07a8711

Muitas vezes, um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença. No caso das canetas Bic, ele pode salvar centenas de vidas por ano.

Você já se perguntou por que as canetas mais vendidas no mundo (por dia, são compradas 14 milhões de unidades) têm aqueles furinhos na lateral e na tampa?

Cada um tem uma razão particular para existir.

Na lateral

A função do furinho na lateral é igualar a pressão de dentro da caneta com a da atmosfera. Se ele não existisse, a caneta estouraria durante a decolagem de um vôo ou uma subida de elevador em um prédio muito alto.

Este é um dos motivos, inclusive, pelos quais a caneta se popularizou tanto depois da Segunda Guerra Mundial. Os pilotos da aeronáutica substituíram o lápis por ela pela segurança e praticidade.

Mesmo caso ela resistisse à mudança de pressão, provavelmente não funcionaria.

Na tampa

Já o furinho na tampa tem uma importância ainda maior, que vai além de evitar sujeira nos bolsos.

Com certeza você, em momentos de distração, já levou esta parte da caneta à boca. Milhões de pessoas fazem isto diariamente, então imagine quantas, sem querer, não acabam engolindo o objeto.

Este furinho na tampa serve para evitar que ela obstrua a passagem de ar, além de permitir que ela desça com maior facilidade até o estômago, salvando o descuidado de morrer por angasgo.

Estima-se que 100 pessoas morram por ano desta forma, então imagine quantas outras poderiam acontecer caso a empresa não tivesse pensado nesta minúcia.