O que fazer sozinha em Goiânia

Roteiro elaborado por uma solitária de carteirinha

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Texto por Jéssica Lane em 19 de fevereiro de 2016.

 

Nem todos nós demos a sorte de encontrar a tampa da panela. Enquanto alguns andam de mãos dadas pela rua e outros trocam beijos nos restaurantes, nós, os solitários, seguimos por aí, desacompanhados. Mesmo me aventurando no Tinder, a situação ainda não está favorável – então eu sigo no Bloco do Eu Sozinho. Mas não é por isso que eu vou me esconder em casa assistindo Netflix todos os dias! Apesar de amar ficar em casa no Netflix, às vezes a vontade de sair e fazer algo no mundo exterior é maior e eu preciso dar uma volta pela cidade. Mas, não é qualquer lugar em que uma solteira se sente bem e confortável em sua solidão, afinal, aqueles cafezinhos intimistas pedem companhia, e os barzinhos de música ao vivo são praticamente proibidos para os solitários. Segue então uma lista de programas que eu adoro fazer aqui na capital sozinha, desacompanhada, sem mais ninguém, eu e eu mesma, eu e minha sombra, all by myself – e espero que ela ajude mais alguns solitários por aí.

 

Assistir a um filme no Lumière Bougainville

cinema

Chique!

Foi-se o tempo em que cinema era programa de casal. Os amantes da sétima arte também existem em números ímpares, e o melhor, frequentam as salas de cinema desacompanhados, fazendo companhia (de longe) para os outros solitários. Com títulos comerciais e outros mais alternativos, poltronas confortáveis e qualidade de exibição, o Lumière Bougainville é um dos melhores cinemas da cidade, o que compensa o preço que pode ser um pouco pesado para alguns. A dica é aproveitar as sessões de quarta-feira, quando a meia-entrada sai a R$6 e R$7 para filmes 2D e 3D, respectivamente.

Cinemas Lumière Shopping Bougainville

Endereço: Rua 9, N1855, Setor Marista

Telefone: 3281-0463

 

Curtir um show ao vivo no Complexo Estúdio & Pub

Complexo

Ficar encostada no balcão também pode

Uma das minhas novidades preferidas aqui em Goiânia é o Complexo, que une estúdio e pub em um espaço apertadinho, mas bem intimista. Promovendo shows semanais com bandas locais, o Complexo tem jazz com dobradinha de chope Colombina às quartas-feiras. Pra quem se sentir deslocado, a dica é se posicionar estrategicamente no corredor e ficar de olho na galera bonita que cola por lá.

Complexo Estúdio e Pub

Endereço: Rua 7, 485, Sala 1, Centro

Horário: Jazz com dobradinha de Colombina nas quartas-feiras a partir das 18h. Fique de olho na programação pela página do Complexo no Facebook.

Telefone: 8314-8888

 

Relaxar no Parque Vaca Brava

Parque

Você merece essa paisagem

Espaço democrático (apesar da localização em setor nobre), o Parque Vaca Brava é perfeito para quem quer tirar um cochilo em um lugar diferente no fim de semana (ou durante a semana, tanto faz). Pode levar uma toalha, umas comidinhas pra comer ao longo da tarde, um livro, um radinho de pilha pra curtir um som e esquecer do tempo debaixo das árvores à beira do lago – só tenha cuidado com os cachorros fofinhos (e o jacaré) que também se divertem e brincam por lá.

Parque Vaca Brava

Endereço: Entre as Avenidas T-10, 1-13, T-5, T-66 e T-15, Setor Bueno.

Visitação livre

 

Procurar novos títulos na Livraria Nobel Bougainville

livraria

Nobel + Café do Mundo = combo dos solteiros

Não é regra, mas os solitários têm uma tendência a se apegar aos livros, em uma relação que, a meu ver, traz muito mais pontos positivos que negativos. Um dos benefícios é quase que imediatamente esquecer do tempo após entrar em uma livraria e ficar completamente hipnotizado passeando pelas prateleiras. Para quem gosta de combinar um café com a leitura, a Nobel do Bougainville é perfeita, já que fica bem coladinha no Café do Mundo. A livraria ainda tem uma equipe de atendimento que é super atenciosa e conhecedora do ramo dos livros.

Livraria Nobel Bougainville

Endereço: Rua 9, N1855, Shopping Bougainville, Setor Marista

Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h. Domingo das 14h às 20h.

Telefone: 3088-1834

 

Garimpar raridades nos sebos de Goiânia

Sebos

Sim, eu posso vasculhar todas essas pilhas de livros velhos porque não tem ninguém me esperando lá em casa

Mas quem gosta de livros gosta MESMO de livros – não importa o status, a cor ou a condição atual. Na verdade, os livrinhos antigos, gastos, empoeirados e caindo aos pedaços às vezes são muito mais interessantes que os recém-saídos da prateleira, porque carregam outra história além da narrativa das páginas. Como solitária apaixonada por livros, outro programa que me toma horas do fim de semana é garimpar nos sebos procurando títulos raros ou que me chamam a atenção ou livros com dedicatórias apaixonadas de datas muito remotas.

+Garimpamos 17 sebos de Goiânia e achamos verdadeiros tesouros escondidos.

 

Tomar uma soda italiana no Ateliê do Grão

Ateliê

Pra ficar de boa

Aos domingos é até difícil conseguir um lugarzinho no concorrido Ateliê do Grão, cafeteria do Setor Marista. Mas nem é o café que me leva até lá, e sim a maravilhosa soda italiana de maçã verde servida na casa, além das tortas doces. Faço meu pedido, sento em uma das poltronas e fico por lá, lendo ou pensando na vida. A casa não tem wi-fi, então pode guardar os dados do 3G ou se preparar para um detox de redes sociais.

Ateliê do Grão

Endereço: Rua 36, N354, Setor Marista

Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 08h às 20h.

Telefone: 3226-0101

 

Passear e comer gordices na Feirinha do CEPAL do Jardim América

Tirei a sorte grande em morar em um dos maiores setores de Goiânia, o queridíssimo Jardim América. E dei ainda mais sorte de morar pertinho da Feirinha do CEPAL, que acontece toda quinta a noitinha e domingo de manhã. Na quinta, passeio por lá para comer alguma comidinha especial (um pastel ou um macarrão bem temperado), e no domingo de manhã é a vez de comprar frutas, legumes, queijos e temperos especiais.

Endereço: Praça C-108 entre a Rua C-105, Rua C-115 e Av. C-1, Jardim América  

Horário: Quintas-feiras das 16h às 22h, e aos domingos, das 6h às 14h.

 

Tomar uma cerveja bem gelada no Vá Tomá no Kuka Bar

Vai

“E pode mulher sozinha no bar, Arnaldo?” Claro que pode! Apesar de algumas moças se sentirem intimidadas ao sentarem sozinhas em um bar (aquele assédio nosso de cada dia, né?), lá no Kuka não tem perigo. Pode sentar, pedir uma cervejinha e apreciar o rock ambiente (além de ficar de olho nos motoqueiros que chegam por lá) sem medo de ser feliz. O pastel é delícia, a cerveja é gelada e o atendimento é massa – eu já virei figurinha carimbada.

Vá Tomá no Kuka Bar

Endereço: Rua C-30, Quadra 32, Lote 10, N18, Jardim América

Horário: Terça a domingo das 19h às 05h.

Telefone: 3942-7221

 

Comer a (maravilhosa) feijoada vegetariana do Loving Hut

A melhor feijoada da cidade

Apesar de não ser vegetariana, a comida do Loving Hut, restaurante vegetariano e vegano, é uma das minhas preferidas. A feijoada, então, é a minha favorita de todos os tempos. Sem toda a gordura, mas com sabor que não perde em nada para a tradicional, a feijoada de lá não deixa cansaço e nem moleza depois de um prato bem servido. Atenção: a iguaria é servida apenas aos sábados, e é bem requisitada.

Endereço: Rua C-238, Qd 554, N11, Jardim América

Horário: Terça a sexta das 11h às 14h. Sábado e domingo das 11h às 14h30.

Telefone: 3087-9884

 

Jéssica Lane é fã de séries de comédia, cerveja gelada e música de qualidade duvidosa. Pode seguir ela no @jlspambox, mas ela avisa: ela só posta fotos em baixa resolução de uma cadelinha e de árvores.