Objeto interestelar pode ter sido enviado por alienígenas, segundo pesquisadores de Harvard

Cientistas levantam a hipótese de que a rota do objeto foi direcionada

Thayná Rodrigues
Por Thayná Rodrigues
2953348712949d92300ee96f100a435e

Os cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard acreditam que o objeto visualizado ano passado e nomeado como “Oumuamua”, pode ter sido enviado para o Sistema Solar por alienígenas.

Abraham Loeb e Shmuel Bialy, autores do estudo, levantaram a hipótese em artigo publicado na quinta-feira (1), quando tentavam explicar a aceleração do objeto.

De acordo com o estudo, o objeto é raro e o primeiro a entrar no sistema solar.
“Pode ser (parte) de uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, dizem os autores.

“O objeto vem de fora do Sistema Solar. É como se fosse passar direto pelo Sol, mas o efeito gravitacional faz com que faça uma trajetória em volta do Sol. Conforme se aproxima do Sol, ele dá uma acelerada enquanto perde massa no sentido oposto. O problema é que, quando está indo embora dessa trajetória, começa a perder massa no mesmo sentido, então você espera que ele desacelere. Em vez disso, acelera. A gente não conhece nenhum mecanismo natural que faça isso. Um mecanismo artificial é a vela”, diz.

“Nós tivemos muita sorte de que o nosso telescópio de levantamento do céu estava olhando para o lugar certo na hora certa para capturar esse momento histórico”, afirmou o oficial da Nasa Lindley Johnson no ano passado.