Olhares da Rua: Do Estigma à Estima

Um projeto que leva 'fotografia' para mudar a realidade das periferias

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

“Imagine crianças e jovens moradores de comunidades periféricas, em risco social e exclusão, partilhando seus olhares e experiências a partir de uma vivência coletiva, onde fotografia e vídeo se tornam ferramentas de transformação social. É com este objetivo que o Projeto Eyes of The Street (Olhares da Rua) resultará em um filme que visa dar voz, empoderar e criar oportunidades para crianças e jovens que sofrem com a falta de oportunidades em ambientes urbanos a partir de uma linguagem visual e imaginativa. 

Durante quatro semanas um grupo de crianças que vivem em situação de exclusão e extrema vulnerabilidade no Recife, capital do estado de Pernambuco, onde “35% da população vive na linha da pobreza, sobrevivendo com metade do salário mínimo brasileiro”, vão embarcar em uma jornada que irá transformar suas vidas. Elas irão contar suas histórias enquanto expressam os seus olhares a partir da linguagem visual da fotografia e do vídeo.

 Olhares       Olhares       Olhares

 Inclusão Social

As imagens feitas pelas crianças, que aprenderão a tirar fotos e a fazer vídeos, serão catalisadoras de diálogos sobre seus direitos, necessidades e recursos individuais e coletivos, sonhos, desejos, expressando os desafios e problemáticas que vivenciam em seus cotidianos. As fotografias e os vídeos feitos pelas crianças farão parte do filme – Eyes Of The Street – que documentará esta jornada criativa e engajada, que pretende promover a inclusão e ação social. 

O filme marca o início do projeto, que depois do Recife pretende viajar por comunidades urbanas afetadas pela pobreza em todo mundo para ensinar fotografia e vídeo. As câmeras e a metodologia serão doadas para uma ONG local para que mais crianças e jovens possam participar.

Seja um colaborador desse projeto sustentável que irá impactar a vida de milhares de crianças. Confira o vídeo e conheça!