20/05/2019 04:10
Gastronomia / Roteiros Gastronômicos

Os 10 melhores restaurantes de alta gastronomia do ano em Goiânia

Ranking elaborado pelo jornalista Marcelo Albuquerque, editor do guia Curta Mais com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Já é praxe, todo final do ano reúno aqui minhas melhores experiências gastronômicas em Goiânia em uma das listas mais aguardadas pelos leitores do Curta Mais e pelo próprio segmento. O fato é que a capital goiana vive um dos seus melhores momentos no quesito alta gastronomia. Nunca antes na nossa recente história, tivemos tantas (e boas) opções como agora, o que tornou minha tarefa ainda mais complexa ao fazer a seleção desse ano.

Aliás, elaborar uma lista é a certeza de entrar numa polêmica. Mas já que quem entra na chuva é para se molhar, não posso me esquivar da tarefa. Como editor do Curta Mais sou sempre cobrado para indicar bons lugares e programas na cidade e, afinal, essa é a missão do guia mais longevo da história da cidade, fazer a curadoria dos melhores lugares e programas de Goiânia.

Pelo segundo ano consecutivo, fiz questão de dedicar tempo conhecendo e avaliando muitas casas e experiências em Goiânia. Nas minhas visitas, encontrei endereços tradicionais que se consolidaram ou se reinventaram e novidades que chegaram para revolucionar o quesito experiência gastronômica na cidade. Sim, experiência! Já foi o tempo que um estabelecimento se resumia a oferecer apenas comida como único atrativo para seus clientes. O cliente hoje quer mais. Quer sair de casa e voltar com a certeza que valeu a pena o almoço, o happy hour ou o jantar em todos os aspectos, inclusive nos detalhes como a música ambiente, climatização, simpatia do garçom, o tempero (e temperatura) do prato, a forma de servir a bebida, mimos, a conta final etc. Entre os critérios utilizados nesta minha avaliação estão detalhes como a comida autoral e com personalidade, ambiente, atendimento, relação custo/benefício, a satisfação com o conjunto da obra e aquele algo mais que nos surpreende positivamente.

Essa lista será atualizada todo final de cada ano, de acordo com minha avaliação, novidades e melhorias nas casas que se propõe oferecer uma comida mais elaborada.

Ps: não há qualquer caráter comercial para a escolha destes estabelecimentos. Trata-se da opinião pessoal do autor e editor do guia Curta Mais, com 10 anos de curadoria dos melhores lugares e programas da cidade.

Confira também o melhor e mais completo roteiro gastronômico de Goiânia

 

1º Iz

É o terceiro ano consecutivo que a casa, comandada chef Ian Baiocchi, se mantem no topo da minha lista. Pelo conjunto da obra e inovação constante, O Iz se consolida como a melhor opção da alta gastronomia de Goiânia. Tanto no almoço executivo quanto no jantar, sempre a certeza de uma boa experiência gastronômica. O ponto alto é sem dúvida a comida e faz do lugar o queridinho da cidade. Continua sendo a mais completa experiência gastronômica de Goiânia.

Dica: A casa faz parte do mais seleto clube de experiência da cidade e oferece um drink ou sobremesa grátis para assinantes premium do Clube Curta Mais.

Entrecôte

O Entrecôte ao Roti é meu prato predileto na casa e um dos muitos motivos para amar o Iz, o melhor restaurante de Goiânia.

Endereço: Rua 1129, 146, Quadra 237, Lote 30, Setor Marista

Telefone: 3092-5177

 

2º 1929 Trattoria Moderna

O segundo lugar continua sendo do impecável 1929 Trattoria Moderna, também comandado por Ian Baiochhi, o melhor chef de cozinha da cidade na atualidade. O restaurante que abriu em julho de 2017 se mantem no top 2 do meu ranking pelo segundo ano consecutivo pelo conjunto da obra com uma das melhores experiências gastronômicas da cidade. A casa faz uma homenagem à moderna cozinha italiana unindo clássicos para resgatar memórias afetivas como a "Macarronada da Minha Avó" e moderníssimo "Ravioli de Pera" que acompanha Castanhas de baru, azeite de trufas brancas, fonduta de Grana Padano, ciboulette, manteiga de limão China.

O nome do lugar é uma homenagem ao ano de nascimento da avó de Ian, sua grande inspiradora na cozinha.

Dica: A casa também faz parte do mais seleto clube de experiência da cidade e oferece um drink ou sobremesa grátis para assinantes premium do Clube Curta Mais.

ravioli

1929 motivos para conhecer o novo endereço gourmet da cidade. Um deles é o perfeito Ravioli de Pera!

Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, 955 – Setor Marista

Telefone: (62) 3609-8878

 

3º Juá

Para mim, uma das melhores novidades dos últimos tempos em Goiânia. A casa virou realidade a partir da união entre quatro gastrônomos apaixonados pelo assunto. A cozinha autoral, comandada pelo criativo chef acreano Júnior Marinho, acerta nas entradinhas, nos incríveis pratos principais e nas sobremesas. Tudo com um toque de brasilidade e esmero da alta gastronomia. Imagine uma bisteca suína com mousseline de batata, farofa de abóbora, gel de maçã verde e roti de leitão com doce de leite! O mix improvável é um dos destaques do menu impecável da nova casa.

Dica: o Juá foi testado e aprovado (com louvor) pela curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

jua

A reinvenção do agridoce na mistura improvável da bisteca suína com mousseline de batata, farofa de abóbora, gel de maçã verde e roti de leitão com doce de leite.

Endereço: Rua 1.136 n° 550, Setor Marista.

Telefone: (62) 3877-5359 | 98188-5739

 

Meze

A cozinha comandada pelo chef Henrique Pontes, aposta na mistura de cores e sabores variados para conquistar a clientela cada vez mais fiel. Pratos autorais e cheios de criatividade (e sabor, claro), fazem parte do menu. O ambiente é muito aconchegante e convidativo a uma boa experiência enogastronômica na casa que fica em um charmoso endereço no Setor Marista. A sugestão é reservar a mesa no quintal do restaurante ao lado da cozinha para garantir uma experiência ainda mais intimista. Não comece sua experiência por lá sem pedir o Uovo Raviolo de entrada.

Dica: o Viela também passou pelo crivo da exigente curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

Uovo Raviolo, um dos clássicos e mais pedidos do Meze.

Endereço: Rua 1134, nº73, Setor Marista.

Telefone: 3639-8665

 

5º Viela Gastronômica

O aconchegante endereço, estrategicamente escondido em uma viela do Setor Sul, se mantem entre as melhores opções gourmets da capital. Só pelo lugar improvavelmente sossegado (a viela fica à poucos metros da Avenida 136, uma das mais movimentadas de Goiânia), já vale a vista. Mas são nos pratos, assinados pelo Chef Geórgio Rocha, e na boa carta de vinhos que a experiência se completa, tanto no almoço executivo de segunda a sexta quanto nos jantares mais elaborados. Sob o comando da empresária Flávia Torres, o restaurante conta com um excelente time na cozinha e sempre traz novidades no cardápio.

Dica: o Viela também passou pelo crivo da exigente curadoria do Clube Curta Mais e assinantes premium ganham 30% de desconto exclusivo no cardápio.

viela

E o que dizer desse Tortellini Modenese? Massa fresca de manjericão recheada com compota de tomate cereja, fonduta de queijo, castanhas e basílico crocante!

Endereço: Rua 136D Nº 91 - Setor Sul - Viela do Edifício NASA

Telefone: 3541-3263

 

Faça parte do maior e melhor clube de gastronomia da cidade com benefícios exclusivos nas melhores casas por apenas R$ 9,99 ao mês

 

6º Grá

Uma das grandes sensações do ano, o elegante endereço tem uma das experências sensoriais mais incríveis da cidade unindo alta gastronomia e uma vista de tirar o fôlego a quase 200 metros de altura! O menu, assinado por Ian Baiochhi, traz ótimas releituras de clássicos franceses como o Filet Mignon ao Roti com Brioche, ervas e o aligot perfeito. Para começar bem a experiência, não deixe de pedir de entrada o maravilhoso Croque Madame. A casa tem dois ambientes bem diferentes e sob medida para um programa mais intimista (o bistrô fechado com uma vista incrível) ou um happy hour inesquecível no rooftop ao lado do heliponto.

Dica: A casa também faz parte do mais seleto clube de experiência da cidade e oferece um drink ou sobremesa grátis para assinantes premium do Clube Curta Mais.

gra

Os conceitos de alta gastronomia foram atualizados. Literalmente, no caso do Grá Bistrô e Rooftop.

Endereço: entrada pela Avenida Portugal, nº 2653 - Setor Marista.

Reservas: 62 3181-0322

 

7º Chez Monino

A mais nova casa do chef Ian Baiocchi, aposta na descontração e nos pratos autorais sempre inovadores. Toda semana uma surpresa e um verdadeiro passeio por várias cozinhas. 

O nome escolhido, assim como a cozinha elaborada no local é “simples” e “sofisticada”. Chez é uma palavra de origem francesa que designa “na casa de”, Monino, o apelido afetuoso que Ian recebeu na infância. “É como se as pessoas fossem comer o que eu cozinharia para elas, caso fossem convidadas para comer na minha casa”, explica.

Dica: A casa também faz parte do mais seleto clube de experiência da cidade e oferece um drink ou sobremesa grátis para assinantes premium do Clube Curta Mais.

Endereço: Metropolitan Mall - Av. Dep. Jamel Cecílio, 2300 - Jardim Goiás.

Telefone: (62) 3609-6200

 

8° Kabanas

A tradicional marca, que conta com dois endereços na cidade, se mantém se reinventar e continua entre as melhores opções da alta gastronomia goianiense. Comandada pelo empresário Ricardo Siqueira, a casa merece estar nessa lista exatamente pela constância, qualidade dos pratos e um dos melhores atendimentos da cidade. Destaque para a unidade do Shopping Flamboyant que se mantem como um dos meus endereços preferidos na cidade e ponto de encontro certo para quem não quer errar na escolha. A moderna casa une requinte e sofisticação com uma das equipes mais bem treinadas e simpáticas da cidade.

kabanas

O melhor steak tartare de Goiânia, quiçá do Brasil!

Endereço: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant

Telefone: (62) 3922-3393

 

9º Magna

Um ode à memória afetiva. Assim foi minha experiência com o Magna que, mesmo recém inaugurado, fiz questão de incluir no meu top 10 desse ano. A cozinha comandada pelo experiente chef Marcos Soares, surpreende pela riqueza de detalhes em um ambiente requintado e muito acolhedor. A casa que chegou sem muito estardalhaço tem tudo para ser uma das grandes sensações da temporada.

magna

O Arroz de Bacalhau com Ovo Frito criado para resgatar as melhores lembranças.

Endereço: Rua 147, nº 576, Setor Marista.

Telefone: 3998-0707 / 99610-7707

 

10º Porto Cave

Um templo lusitano em pleno Cerrado brasileiro. Com vinhos exclusivos importados diretamente de Porugal e pratos elaborados com toda excelência pela chef Edvânia Nogueira como o Bacalhau entremeado, preparado no forno, guarnecido de brócolis, acelga e ovo cozido.

O cardápio harmonizado é uma verdadeira viagem pelos aromas e sabores de Portugal e, sem dúvida, uma das melhores experiências da enogastronomia goianiense.

porto

Endereço: Rua 28, 210, Setor Marista

Reservas: (62) 3278-2670

 

Confira também o melhor e mais completo roteiro gastronômico de Goiânia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

7 restaurantes em Goiânia para aproveitar o Dia das Mães neste domingo

O almoço do Dia das Mães precisa ser especial, e esses restaurantes vão fazer com que isso aconteça


+ Gastronomia

Ópera Café

Boa prosa e memórias afetivas com comida gostosa e muito aconchego


+ Gastronomia

18 restaurantes para você ter um date perfeito em Goiânia

Já pensou aonde vai levar aquela pessoa especial neste final de semana? Essa lista vai te ajudar com essa escolha!


+ Gastronomia

Thiosti Restaurante


+ Gastronomia

Cateretê Restaurante

Referência em Goiânia quando o assunto é carne


+ Gastronomia

Amaretto

Uma legítima gelateria italiana


+ Gastronomia

Badio Winebar

O primeiro rodízio de vinhos de Goiânia


+ Gastronomia

Confraria das Republikahs

O casarão no alto do Setor Bueno reúne bistrô, café e espaço para eventos no mesmo lugar


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.