Os melhores comerciais e jingles goianos de todos os tempos

Relembre as propagandas que marcaram época e que são cantadas até hoje

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
d1a050b236623871631fa7f387631bc5

Essa nova lista do Curta Mais é uma homenagem aos maiores clássicos da publicidade goiana e um culto ao saudosismo com promessa de resgatar suas melhores memórias afetivas. Reunimos aqui alguns jingles e comerciais que acompanham gerações. Alguns casos revelam o poder da publicidade que consegue perpetuar uma marca, ainda que ela não exista mais, como é o caso da saudosa rede de Supermercado Marcos e o velho e bom jingle da temporada Araguaia… “chegou o mês, vai começar tudo outra vez, o bicho homem vem com sua traia, voando pra sujar o nosso Araguaia. Não jogue lixo na nossa casa, essa beleza é pra todo mundo. êêêê bicho homem, vê se não arrasa”. Cantarolava os bichinhos na peça publicitária que fez sucesso na década de 1990.

Marcas como Tropical Pneus, Fosquima “o sal da Agroquima”, Arroz Cristal também viraram veradeiros hinos na cabeça do consumidor e ai de quem assumir a conta e tentar mudar a letra ou melodia. Afinal, clássico é clássico!

Relembramos aqui alguns desses comerciais que se tornaram verdadeiros patrimônios goianos. Impossível não ler cantando a matéria abaixo.

Ps: se esquecemos algum aqui nos ajude marcando a gente nas redes sociais ou fale diretamente com nossa redação pelo [email protected]

 

Supermercados Marcos

Uma das mais famosas marcas do varejo goianiense, a Rede Marcos, viveu o apogeu entre os anos 1980 e 1990 mas acabou fechando as portas. Em compensação, deixou um legado com a campanha publictária que se repetia todo ano na temporada do Rio Araguaia com uma pegada educativa de preservação que conquistava a garotada que pediam aos pais para ir até uma das lojas encontrar os bichinhos (a campanha inclusive teve enorme sucesso com a troca de cupons de compras por bichinhos de brinquedo).

Tropical Pneus

“Pra rodar pelo Brasil, tem que ser com segurança…” Confessa, vai! Você leu cantando esse trecho de um dos mais famosos jingles goianos de todos os tempos. Passa geração, entra geração, a musiquinha chiclete da rede de pneus continua firme e forte.

Fosquima

Quem nunca acordou um domingo bem cedinho ao som de “Que gado é esse tão bonito que eu tô vendo…” Um dos mais belos jingles, pertence a marca goiana Agroquima e foi criado para popularizar o hoje clássico sal Fosquima.

Arroz Cristal

A marca de arroz mais conhecida de Goiás, também é referencia quando o assunto é publicidade. Presente em quase todo break comercial do rádio ou da TV, o arroz da Regina Duarte também popularizou um jingle na voz de Marcelo Barra.

Unitintas

Quem não se lembra das latinhas que cantavam no VT da rede de lojas de tintas? “Unitintas, Unitintaaas, U-ni-tin-tas… tem a cor que você quer, toda marca pra escolher…” Merece voltar, né?

WS Tônico Capilar

O cabeleireiro Walter Silva chamou a atenção da cidade e ultrapassou as fronteiras goianienses na década de 1990 ao lançar sua fórmula, segundo ele, milagrosa e extraída da Amazônia. O comercial épico do WS Tônico Capilar que prometia o fim da calvície trouxe o famoso bordão “afinal, você nunca viu índio careca”.

Papelaria Tributária

Não achamos o vídeo com o jingle de assinatura da rede de papelaria, mas o clássico slogan que virou bordão goianiense “onde cada um tem o seu papel” não poderia ficar de fora.

Além dos jingles, comerciais épicos como WR Cabeleireiro

Tema de abertura do programa Frutos da Terra

Não é exatamente um comercial mas incluímos a clássica musiquinha de abertura e encerramento do Frutos da Terra porque merece estar aqui. Afinal, o tema de abertura ajudou a popularizar um dos mais antigos e queridos programas da TV goiana ainda em atividade, atualmente exibido pela TV Serra Dourada e apresentado por Hamilton Carneiro. “Periquito tá roendo o coco da gabiroba…”

Stars Chic

O trash que virou cult da publicidade goiana voltou. O dono da marca que também se vira nas funções de marqueteiro e garoto propaganda é Robério Alves de Oliveira que divide a cena com animações caseiras mas que passam o recado da marca popular de calçados e acessórios.