Paciente que pensava ter câncer descobre que tumor era peça de brinquedo

Ele havia engolido o artefato havia 40 anos!

Adelina Lima
Por Adelina Lima
268960591e4375bcd33cdd30261275c2

Um estudo publicado em agosto pela revista acadêmica BMJ Case Reports e repercutida pelo jornal The Guardian no mês de setembro vem chamando a atenção em todo mundo. Um curioso caso de um homem de 47 anos para o acreditava-se sofrer de um câncer de pulmão, quando, na verdade, o tumor maligno era apenas uma peça da linha de brinquedos Playmobil.

O paciente é da cidade britânica de Preston e tinha 47 anos, quando foi levado a uma clínica para descobrir a causa de uma tosse com muco amarelado. Ele também sentia-se fisicamente fraco havia um ano. Os médicos, mediante o histórico de fumo e pneumonia do homem, suspeitaram de câncer e encontraram um ‘tumor’ no pulmão após um raio-x.

Quando tudo parecia indicar a presença de um tumor maligno e, portanto, a deflagração do câncer, o uma broncoscopia revelou que o objeto, na verdade, era um cone de brinquedo da famosa linha internacional de brinquedos, de mais ou menos um centímetro. Após ter o artefato retirando mediante cirurgia, o paciente revelou aos médicos que, quando criança, ele brincava e eventualmente engolia peças de Playmobil. O objeto estava em seu organismo haviam 40 anos.

 

c532f98b49ce46b5898de67c53d32820.png
Radiografia doe tórax 2 semanas antes e 4 meses após a remoção de o cone de brinquedo (Foto: Reprodução/BMJ)

 

“Pelo lado bom, os sintomas melhoraram muito após a cirurgia e ele finalmente encontrou sua peça perdida de Playmobil no último lugar no qual poderia procurar”, afirmaram os médicos mediante a situação inusitada.