Pais só recuperam o sono seis anos após nascimento do filho

Quando o bebê tem três meses, os pais dormem em média um hora a menos, se comparado a comparado a antes do parto

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
cfb701735f0990cadd80a58788547832

Um estudo liderado por cientistas da Universidade de Warwick, na Inglaterra, feito com 2541 mães e 2118 pais, comprovou que o sono dos pais só retorna à qualidade e quantidade anteriores após seis anos de nascimento do primeiro filho.

Segundo a pesquisa, as mães são as mais afetadas. Aos três meses após o parto, que é o pior nível, elas tinham um sono com nível de satisfação 1,81 menor (pontuação que poderia variar de 0 a 10) e duração de 62 minutos a menos. A amamentação foi associada com uma ligeira diminuição na satisfação do sono materno (0,72 pontos) e duração (14 minutos).

Já os pais tinham esse nível de satisfação 0,37 pontos menor, e 13 minutos a menos de duração, em média.

Tanto nas mulheres quanto nos homens, a satisfação e a duração do sono não se recuperaram totalmente por até 6 anos após o nascimento do primeiro filho.

Uma dica dos especialistas para diminuir é colocar os pequenos para dormir cedo pode ser essencial para a qualidade de vida dos pais. Em um estudo, o grupo Growing Up In Australia provou que o esforço para as crianças dormirem cedo é válido, já que potencializa a saúde física e mental das mães. Quando os pequenos estão na cama, a mãe tem tempo para cuidar de si.

Imagem: Pixabay