‘Para Sempre Chape’: Documentário sobre a história da Chapecoense chega na Netflix

O filme faz uma homenagem bonita ao clube catarinense que sofreu uma das maiores tragédias do futebol

Thayná Rodrigues
Por Thayná Rodrigues
dee498ac86c0483a7df6e6f129f31913

O documentário faz um papel importante para quem conheceu a Chapecoense após o acidente em novembro de 2016. Durante o longa, a história do time é contada mesclando com a própria história da cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

Utilizando várias imagens cedidas pelo clube, o longa ressalta uma das características que faz o time ser tão querido: sua origem pequena e ascensão rápida para a série A do Campeonato Brasileiro.

Os entrevistados escolhidos – que vão desde o presidente do clube, Plínio Filho, até os jogadores sobreviventes do acidente – entregam ao público informações valiosas de bastidores e mostram como o clube é importante em suas vidas. No caso dos jogadores, um dos grandes momentos do filme é conseguir mostrá-los de forma mais descontraída. É bom ver os jogadores falando sobre seus anseios e dúvidas sem pressa ou medo.

Ao relatar como a Chapecoense superou as dificuldades de ser um clube pequeno, e depois, se reconstruir após um acidente tão grave, Para Sempre Chape faz com que o público tenha ainda mais empatia pelo clube, algo que ultrapassa as quatro linhas e se traduz em pura admiração.
Se ver seu time ser campeão já é motivo de orgulho, ver a superação da Chapecoense é totalmente inspirador.