Pedaços do cometa Halley farão Chuva de Meteoros na madrugada de sábado para domingo

Anualmente a Terra passa próxima a orbita do cometa Halley e pedaços desprendidos do "corpo menor" podem ser vistos a olho nú por quase todo o globo

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
e08a817dae59baad7d2099e01df1b8e1

Cometas são grandes massas compostas de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos que variam de tamanho em algumas centenas de metros até dezenas de quilômetros. Suas aparições marcam presença na história da humanidade, sendo descritos desde 467 a.C.

O Cometa Halley

O mais famoso deles é o Cometa Halley, batizado em homenagem a Edmond Halley, que observando registros históricos da China, Babilônia, Europa Medieval e outros períodos e regiões descobriu, em 1696, que um mesmo cometa passava próximo a órbita terrestre de 76 em 76 anos. Com isso, tendo passado em 1682, voltaria a ser visto em 1758.

A última aparição do Cometa Halley foi em 9 de feveiro de 1986, e a próxima será em 28 de julho de 2061. Mas anualmente a terra se aproxima de sua orbita, possibilitando vermos a olho nú alguns de seus pedaços desprendidos que, ao encontar na atmosfera, queimam criando um show de luzes no céu.

Na região centro-oeste o melhor horário para observar o fenômeno é entre 2h e 3h da madrugada, de sábado para domingo. Por isso já programe o despertador, avise os amigos, escolha o local mais escuro possível, acomode-se na sua cadeira de praia e assista o espetáculo da Chuva de Meteoros.

Capa: Nasa