Pesquisadores descobrem fósseis de dinossauros com mais de 80 milhões de anos em Goiás

Dentre os vestígios encontrados, estão fragmentos atribuídos ao titanossauro, um dos maiores dinossauros brasileiros da história

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
7e597212464f8d3e9df622bd5fb230b7

Um grupo de pesquisadores da UFG, UEG e da University of Edinburgh descobriram fósseis de animais com mais de 80 milhões de anos, em Quirinópolis e Rio Verde, no interior do estado de Goiás. Os vestígios encontrados são do período Cretáceo, tempo que antecede a extinção dos dinossauros no planeta Terra (a queda do meteoro).

Foram identificados dinossauros, tartarugas e crocodiliformes. Dentre os vestígios encontrados estão fragmentos de dente, costela e do osso da pata atribuídos ao titanossauro, um dinossauro de médio a grande porte que habitava a Gondwana – o supercontinente do hemisfério Sul composto pela América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia. Estima-se que o titanossauro encontrado possuía cerca de 12 metros de comprimento e 6 metros de altura.

Até então, a maioria dos registros havia sido feita em Mato Grosso, oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro. Em Goiás, os fósseis pertenciam apenas a um tipo indeterminado de saurópode – dinossauro herbívoro de pescoço e cauda longos. Já as amostras mais recentes incluem tartarugas e parentes muito antigos dos crocodilos.

Reconstrução sul de GoiásArte faz a reconstrução do sul de Goiás na Era dos Dinossauros

Laboratório

O Laboratório de Paleontologia e Evolução é ligado ao curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Câmpus Aparecida da UFG. Também participaram do trabalho pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Câmpus Quirinópolis) e da University of Edinburgh, da Escócia. A descoberta foi publicada no Journal of South America Earth Sciences, um dos mais importantes periódicos voltados às Ciências da Terra. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Fonte: SECOM e do Jornal da UFG / Foto: Titanossauro / Reprodução 
Imagem meramente ilustrativa