22/08/2019 20:02
Curiosidades / Saúde

Pessoas que arrepiam ouvindo música tem cérebro especial; entenda

O arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de "orgasmo na pele"

Etielly
por Curta Mais

Você já se arrepiou ouvindo sua música favorita? Ou uma música com um toque que te surpreendeu e causou em arrepio nos seus pelos? Se sim, meus parabéns! Você tem um cérebro especial!

Cientistas da Universidade Harvard descobriram que o cérebro de quem sente arrepios com canções possui conexões especiais, causando um tipo de reação física à música. Esse "fenômeno" acontece com cerca de metade da população apenas.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram o cérebro de 20 voluntários usando a técnica de ressonância magnética de tensor de difusão, que mostra as conexões entre diferentes regiões do cérebro.

Os pesquisadores descobriram que os participantes se arrepiam tem mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo e se ligando ao córtex insular anterior e o córtex pré-frontal, responsáveis por processar sentimentos e monitorar emoções. A conectividade extra desses cérebros provavelmente intensifica a experiência sensorial provocada pela música.

Tal descoberta indica que a música pode ter uma função evolutiva, mas os pesquisadores ainda não sabem se as pessoas que se arrepiam nascem mais sensíveis ou se é possível desenvolver tais conexões.

A pesquisa revela que a reação química que o ser humano tem a uma música emocionante é parecida com o que sentimos em outras tarefas essenciais, como comer ou fazer sexo: uma injeção de dopamina que percorre o corpo. Por isso, o arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de “orgasmo na pele”.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

É canhoto? Veja 10 pessoas que foram na 'contramão' e viraram lenda

Sabe aquela pessoa que sofre com o 'mouse', com o abridor de latas, com a cadeira da escola, com o violão e com um simples aperto de mão... é, ser canhoto não é fácil


+ Curiosidades

Juiz realiza audiência na casa de idoso com câncer que não conseguia ir ao fórum em Goiás

Juiz abandonou o ar condicionado do Fórum para conceder a aposentadoria de um idoso de 62 anos em Trindade, interior de Goiás


+ Curiosidades

Veja os clipes mais legais já produzidos por bandas goianas

Porque Goiânia produz muita música e vídeos muito bons


+ Curiosidades

Cientista comprova que o artista Ozzy Osbourne é de fato um mutante

Pesquisas foram feitas com o DNA do Príncipe das Trevas durante 9 anos e finalmente os cientistas chegaram a uma conclusão


+ Curiosidades

Gatos vs Cães: Segundo estudo, amantes de gatos são mais inteligentes que amantes de cachorro

Há uma antiga rivalidade entre “Amantes de cão” e “amantes de gato” e este estudo promete acirrar ainda mais este atrito. 


+ Curiosidades

Jovem de 22 anos comemora o Dia dos Pais doando parte do fígado para filha viver

Para o jovem, o sucesso do transplante foi o maior presente de Dia dos Pais que ele poderia ganhar


+ Curiosidades

Veja o Top 10 Maiores canais do Youtube Brasil de 2012 à 2019

O canal Arco, especializado em estatísticas sobre o Brasil e o mundo, fez um vídeo muito legal sobre como os 10 maiores canais de Youtube no Brasil cresceram e quantos seguidores tem hoje


+ Curiosidades

Há 50 anos nascia a foto mais marcante, polêmica e imitada da história da música mundial

8 de agosto, Abbey Road, uma banda, um simples atravessar de faixa de pedestre e um click que entraram pra história


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.