19/06/2018 22:40
Netflix / Matérias

Por que a Netflix apaga filmes e séries de sua plataforma?

Aprenda a resgatar obras que foram excluídas

Redação
por Redação Curta Mais

De tempos em tempos, alguns filmes e séries da Netflix são retirados da plataforma de streaming, deixando muitos fãs insatisfeitos. É o que está acontecendo neste mês, quando a empresa anunciou que, até o dia 28, diversos filmes serão excluídos. Trata-se de uma questão que intriga muitos usuários e hoje vamos explicar o porquê disso acontecer.

Os motivos

O principal deles são os contratos! Quando há uma demanda para se colocar determinada obra audiovisual na plataforma, os agentes da Netflix vão até o estúdio dono dos direitos e firmam um acordo, em que fica estipulado tanto quanto tempo a obra estará disponível para exibição, quanto qual será o valor a ser pago pela plataforma. Depois disso começam as negociações, que podem estender o prazo de exibição do filme ou série, além de poder levar as criações para novos países.
Próximo ao prazo de término dos direitos de exibição das obras, a Netflix avalia o quão rentável foi a compra e decide se estende o prazo de veiculação, ou não. Em casos em que a obra exibida é um sucesso duradouro, a plataforma renegocia o contrato e a segura para o alívio de seus clientes.
Por outro lado, se a obra em exibição não for tão bem nos números de exibição e alcance, ela deixa de ser útil para a Netflix - até porque o lucro é o objetivo final das grandes empresas de comunicação. Infelizmente, mesmo as produções menos bem-sucedidas também possuem fãs que ficarão tristes com a exclusão.
Todavia, vale lembrar que nem sempre a exclusão dos filmes é culpa da Netflix. Algumas vezes isso pode acontecer quando determinado estúdio se nega a continuar cedendo os direitos, para vender a exibição para plataformas concorrentes, ou simplesmente para utilizar as produções em outros projetos exclusivos.

9378c05f693e988472b8fb29f9b1819d.jpg

Filme "A pele que habito" será retirado da plataforma dia 25 deste mês (fevereiro). Foto: Reprodução.

Como reverter uma exclusão?

Se você quer muito ter de volta aquela sua série ou filme predileto disponível na plataforma da Netflix, basta entrar em contato com o atendimento do aplicativo. Para quem já entrou em contato com a empresa, sabe que ela adota uma política bastante amigável de relacionamento com os clientes. Há diversos relatos de usuários que conseguiram recuperar suas obras preferidas. Não custa nada tentar, não é mesmo?
E para finalizar, uma boa notícia para os amantes da Netflix: as obras autorais da empresa nunca sairão do catálogo. Entre elas temos Jessica Jones, House of Cards, Stranger Things, Narcos, Orange is the New Black e muito mais! Essas são para sempre!

NOTÍCIAS RELACIONADAS


+ Netflix

Gravações de Stranger Things 3 estão a todo vapor

Atores foram fotografados em set nesta segunda (11)


+ Netflix

Netflix anuncia Super Drags, primeira animação original brasileira da plataforma

A série promete abordar um tema bastante polêmico da atualidade com bastante humor, confira o teaser


+ Netflix

Confira as séries e filmes que chegam ao catálogo da Netflix em junho

Mais de 30 títulos, entre originais e inéditos, estarão no acervo da plataforma


+ Netflix

Confira os filmes e séries que vão sair da Netflix em junho

Nada menos que 171 títulos deixam a plataforma ao longo do mês


+ Netflix

Confira os filmes e séries que saem da Netflix até o fim do mês

Este feriadão pode ser a sua última chance de conferir a vários clássicos e sucessos do cinema e da TV;


+ Netflix

10 filmes na Netflix que são melhores do que chocolate para quem está na TPM

Às vezes tudo o que uma mulher precisa naqueles dias é de algo que faça rir, chorar, se inspirar, ou se distrair; aqui tem tudo isso


+ Netflix

Os 7 shows de comédia stand-up mais hilários na Netflix

Os melhores especiais de humor para não perder tempo escolhendo


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.