25/03/2019 19:12
Netflix / Matérias

Por que a Netflix apaga filmes e séries de sua plataforma?

Aprenda a resgatar obras que foram excluídas

Redação
por Redação Curta Mais

De tempos em tempos, alguns filmes e séries da Netflix são retirados da plataforma de streaming, deixando muitos fãs insatisfeitos. É o que está acontecendo neste mês, quando a empresa anunciou que, até o dia 28, diversos filmes serão excluídos. Trata-se de uma questão que intriga muitos usuários e hoje vamos explicar o porquê disso acontecer.

Os motivos

O principal deles são os contratos! Quando há uma demanda para se colocar determinada obra audiovisual na plataforma, os agentes da Netflix vão até o estúdio dono dos direitos e firmam um acordo, em que fica estipulado tanto quanto tempo a obra estará disponível para exibição, quanto qual será o valor a ser pago pela plataforma. Depois disso começam as negociações, que podem estender o prazo de exibição do filme ou série, além de poder levar as criações para novos países.
Próximo ao prazo de término dos direitos de exibição das obras, a Netflix avalia o quão rentável foi a compra e decide se estende o prazo de veiculação, ou não. Em casos em que a obra exibida é um sucesso duradouro, a plataforma renegocia o contrato e a segura para o alívio de seus clientes.
Por outro lado, se a obra em exibição não for tão bem nos números de exibição e alcance, ela deixa de ser útil para a Netflix - até porque o lucro é o objetivo final das grandes empresas de comunicação. Infelizmente, mesmo as produções menos bem-sucedidas também possuem fãs que ficarão tristes com a exclusão.
Todavia, vale lembrar que nem sempre a exclusão dos filmes é culpa da Netflix. Algumas vezes isso pode acontecer quando determinado estúdio se nega a continuar cedendo os direitos, para vender a exibição para plataformas concorrentes, ou simplesmente para utilizar as produções em outros projetos exclusivos.

9378c05f693e988472b8fb29f9b1819d.jpg

Filme "A pele que habito" será retirado da plataforma dia 25 deste mês (fevereiro). Foto: Reprodução.

Como reverter uma exclusão?

Se você quer muito ter de volta aquela sua série ou filme predileto disponível na plataforma da Netflix, basta entrar em contato com o atendimento do aplicativo. Para quem já entrou em contato com a empresa, sabe que ela adota uma política bastante amigável de relacionamento com os clientes. Há diversos relatos de usuários que conseguiram recuperar suas obras preferidas. Não custa nada tentar, não é mesmo?
E para finalizar, uma boa notícia para os amantes da Netflix: as obras autorais da empresa nunca sairão do catálogo. Entre elas temos Jessica Jones, House of Cards, Stranger Things, Narcos, Orange is the New Black e muito mais! Essas são para sempre!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Netflix

Netflix estreia série brasileira protagonizada por mulheres

"Coisa Mais Linda" traz toda a irreverência da Bossa Nova


+ Netflix

12 filmes da Netflix que nos dão aula sobre o racismo

Pra assistir, entender e divulgar!


+ Netflix

Netflix aumenta o preço das assinaturas no Brasil

De acordo com a empresa de streaming, o reajuste foi feito para melhorar a qualidade dos seus serviços


+ Netflix

‘O Fotógrafo de Mauthausen’: o cruel (e ótimo) filme da Netflix só não é tão cruel quanto a história real

A impressionante saga de Francisco Boix, que passou de prisioneiro a fotógrafo do Nazismo, e depois ficou conhecido como o homem que ajudou a provar o Holocausto.


+ Netflix

Aprenda a apagar o 'Continuar Assistindo' da Netflix

Afinal, quem nunca começou uma série ou filme e se arrependeu?


+ Netflix

Nova série de herói da Netflix é baseada em quadrinho de artista brasileiro

The Umbrella Academy já está disponível na plataforma


+ Netflix

7 momentos marcantes para você comemorar os 24 anos de FRIENDS

Listamos algumas cenas de momentos inesquecíveis da série


+ Netflix

Confira se seus favoritos estão entre os indicados ao Emmy 2018

Listamos as principais categorias de indicação ao prêmio que acontece nessa segunda-feira


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.