Por que as temperaturas em Goiânia variam tanto durante o dia?

Em algumas épocas do ano, a diferença entre a menor e a maior temperatura chega a 20ºC! Saiba o motivo

Adelina Lima
Por Adelina Lima
0745ce0c58c31abe84aa71c36a66e613

Quem é de Goiânia sabe que aqui não é a terra do frio. Pelo menos não aquele “frio de rachar”, como dizem os goianos. No entanto, em algumas épocas do ano – sobretudo no inverno – a variação de temperatura ao longo de um mesmo dia pode ser muito grande, o que é chamado de amplitude térmica

Algumas datas chegam a registrar mínimas de 11ºC e máximas de 31ºC, uma diferença de 20 graus ao longo de um mesmo dia. Isso proporciona o chamado “efeito cebola”, em que as pessoas pela manhã se enchem de blusas e casacos e precisam retirá-los ao longo da manhã e da tarde.  

Isso ocorre por causa da baixa umidade do ar da nossa cidade. Em alguns períodos, essa umidade chega a ser menor a de um deserto, com taxas de inferiores a 25% por cento. Isso ocorre pelo fato de essa umidade ser responsável por conservar as temperaturas por mais tempo. Quando ela é baixa, essa função não é realizada. Nas horas do dia em que os raios solares são mais fracos, a temperatura despenca e, nas horas que o “sol esquenta”, a temperatura se eleva.  

E por qual motivo a umidade do ar é baixa em Goiânia? 

Por causa de um outro fator climático chamado de continentalidade, ou seja, a distância da capital de Goiás em relação ao litoral. Por isso, a umidade que vem do Oceano Atlântico não chega aqui em grande quantidade, deixando o ar mais seco nos períodos de estiagem.  

Além de provocar uma grande variação de temperatura, o tempo seco nos faz tomar vários cuidados: como umedecer as narinas para evitar sangramentos e utilizar aparelhos para deixar o ambiente menos seco durante o dia.  

 

Fotografia: Marcos Aleotti / Curta Mais