Precisamos enfiar o dedo na ferida: Filmes e séries para entender o Bullying

8 obras que te farão mergulhar no submundo

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
3b3a32ca70455cb96faf21fa40bd74bc

Filmes e séries, muito mais que entreter, possuem o objetivo de ensinar, provocar e causar profundas reflexões sobre as nuances da vida.

O tema Bullying, há tempos, vem sendo colocado no centro de discussões em obras que fazem sucesso entre diferentes públicos.

Confira aqui a lista que preparamos para você:

13 REASONS WHY

Em português “Os 13 Porquês”, essa produção da Netflix é sucesso entre adolescentes. A série mostra o suicídio de Hannah Baker que, antes de morrer, faz 13 gravações denunciando os motivos.

Além do Bullying aborda outras questões pesadas como machismo, estupro e descaso.

 

DEGRASSSI

É a quinta série de uma franquia canadense que todo jovem deveria conferir. Inteligente carrega em seu título o nome da escola onde se passa a história. O mais legal é poder ver o amadurecimento das personagens a cada temporada. Racismo, depressão e doenças graves estão na lista de intensidades. Disponível na Netflix.

 

CARRIE, A ESTRANHA

Esse clássico quarentão ganhou refilmagem em 2013 e a cena clímax do filme é uma expressão cruel do Bullying sofrido pela protagonista, incrivelmente interpretada pela atriz Sissy Spacek. A humilhação sofrida por Carrie possui vingança “Girl Power” com efeitos paranormais. Stephen Kink escreveu o romance em 1974 e deve ter ficado feliz com as adaptações cinematográficas. Confira o filme de 1976 no Now.

 

EXTRAORDINÁRIO

O filme mais recente da lista pode ser visto no Now. “Extraordinário” é uma lição de vida para ser visto por toda família. Acompanhe a primeira década da vida de um garoto que nasceu com deformidade facial, enfrentou 27 cirurgias e olhares de todos à sua volta. Vale a pena refletir sobre os aprendizados nessa boa adaptação do livro escrito por R. J. Palacio.

 

AUDRIE & DAISY

Esse documentário original da Netflix é pesado por não ser ficção e mostra o caso de duas garotas, uma com 14 e outra com 15 anos, que foram estupradas por colegas e tiveram suas imagens expostas e viralizadas nas redes. A consequência é um caminho sem volta que inclui o suicídio de uma das garotas. Duas noites, duas cidades diferente e os mesmos traumas, revoltas, medo e mais um mix de sentimentos habitados em todos.

 

CYBERBULLY

O bullying atravessou as fronteiras para se fazer presente na virtualidade. Com uma atuação aclamada, a atriz Maisie Williams, é uma adolescente problema que enfrenta um hacker que inspira medo. Assista e avalie as causas e consequências em ter a vida exposta na internet e “otras cositas más”

 

BIG LITTLE LIES

Sintonize na HBO e assista essa elogiada série que aborda problemáticas intimistas com agressão e as reações das mães dos envolvidos. Seja testemunha dos segredos e entrelinhas dos moradores de uma pacata cidade.

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Pra finalizar essa lista temos o brasileiro “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. Sensível direção de Daniel Ribeiro, com ótimas atuações e o encantamento necessário para seguir com coragem, o filme mostra o personagem Leonardo (Gulherme Lobo) nas dificuldades em ser aceito por ser cego e estar descobrindo sua homossexualidade. A chegada de Gabriel (fábio Audi) altera o rumo da história. Finalmente um pouco de leveza para lidar com as adversidades da adolescência. Escolha, você pode assistir no Now e na Netflix.

 

Capa: Filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinha”/Reprodução