Procon em Goiás aplica multa de R$: 145 mil à UBER por não querer transportar cadeirante

A multa foi aplicada por má prestação de serviço da empresa

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
447277227e94c9eddd7318e0d89d6b8b

Em junho deste ano o motorista de recusou a transportar Wellington Camargo, que é irmão de Zezé de Camargo e Luciano. E o Procon de Goiás aplicou multa de R$ 145.098,04 à empresa Uber por má prestação de serviço. O ocorrido foi porque o motorista do aplicativo negou transportar Wellington justamente por ele ser cadeirante.

O fato aconteceu em Goiânia, no dia 23 de junho deste ano: “Eu estava saindo de um banco para ir para casa. O motorista chegou, minha filha foi até ele e disse para ele esperar só um pouquinho que eu estava descendo a rampa porque era cadeirante. Quando eu estava quase chegando no carro, ele acelerou e foi embora”, contou. Segundo Wellington não foi a primeira vez que esse tipo de situação aconteceu com ele.

Dadas as circunstâncias, o superintendente do Procon Goiás, Wellington de Bessa, determinou que fosse aberto o processo administrativo. E ele afirma que “A alegação da UBER quanto ao desligamento dos motoristas que praticam essa discriminação não se mostra suficiente a garantir os direitos dos consumidores com mobilidade reduzida. A questão da mobilidade é mais complexa, sendo que todo prestador de serviços que opera com o conceito de mobilidade deve ter como premissa inicial a acessibilidade a todo cidadão, especialmente aqueles com mobilidade reduzida”, afirmou o Superintendente.

A empresa Uber tem dez dias para recorrer a decisão do Procon junto à justiça.

Em nota ao Curta Mais a UBER informou que “vai recorrer da multa. No caso específico do cantor Wellington Camargo, a empresa informa que após o cancelamento do primeiro motorista, a viagem foi automaticamente designada a outro parceiro, que realizou a viagem pretendida”, afirmou.

Denúncias

Pessoas que sofrerem esse tipo de discriminação podem recorrer ao telefone 151 ou (62) 3201-7124. E também pela internet Procon Web. E pelos canais presenciais na sede do Procon em Goiânia, no Setor Central, Rua 8, nº 242, Ed. Torres, ou em agências Vapt Vupt.

Foto de capa: Portal T5

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter