Projeto ‘Cão Comunitário’ que visa cuidar de cãezinhos abandonados é aprovado em Goiânia

O projeto visa cuidar dos cães abandonados que possuem laços afetivos com a comunidade

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
6c1dfd06f7b6b825ebb92c1f2abdae66

O projeto Cão Comunitário que foi lançado pelo Vereador de Anicuns, Zander Fábio, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em reunião que aconteceu na última quarta-feira (19), o Programa Cão Comunitário pela Lei Municipal: (PL nº 388/2019).

O objetivo do projeto é zelar pela vida dos animais de rua que mantêm laços afetivos com a vizinhança nos bairros para que possam receber cuidados do poder público em prol de evitar ações violentas contra os animaizinhos. Nestes cuidados estarão incluídas as ações: promover castração, vacinação, vermifugação, cuidados anti-pulgas e acompanhamento veterinário e controle de zoonoses.

“Esses cães podem ser vistos como problema de saúde pública pois são capazes de disseminar doenças”, explica Zander acrescentando que “durante anos estratégias de extermínio foram utilizadas no controle populacional de cães, o que geram mais sofrimento”, reforça o vereador Zander.

Para que o cãozinho possa participar do programa haverá algumas exigências como: Não possui um dono oficial, ter algum vínculo com a comunidade onde vive e apresentar comportamento dócil. O animal inserido no programa poderá também ter acompanhamento monitorado pela associação de proteção, direitos e defesa dos animais. A lei também prevê ações de adoção destes animais para que eles possam sair das ruas.

Foto de capa: www.awebic.com