Restaurante e empório Piquiras fecha as portas no Shopping Buena Vista

O empresário Marcelo Piquiras revela com exclusividade ao Curta Mais que pode fechar as unidades dos shoppings Flamboyant e Bougainville

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
4fdd8c1df0a2d8679910200dee8d512f

Depois de 13 anos de funcionamento, a unidade do Empório e Restaurante Piquiras no Buena Vista Shopping vai encerrar as operações. A data do fechamento será no penúltimo dia deste mês, 30/01, uma segunda-feira.

O complexo se despede do público cativo do Setor Bueno e região, como uma das opções mais completas de compras de produtos selecionados no empório e da alta gastronomia no restaurante. Projetado pelo arquiteto Léo Romano, o restaurante todo de vidro foi eleito pelo guia Curta Mais um dos mais bonitos de Goiânia. Apesar do fechamento, a empresa confirma que não está deixando nenhuma dívida em aberto.

É a segunda unidade que a rede fecha em pouco mais de um ano. A mais tradicional, no Setor Marista, encerrou as atividades em novembro de 2015, o imóvel foi negociado para quitar dívidas com o banco. O grupo conta ainda com as lojas dos shoppings Flamboyant e Bougainville, além do buffet de eventos.

Da recuperação judicial aberta no ano passado, no montante de R$ 17 milhões, Marcelo Piquiras diz que falta pouco para quitar a dívida.

A reestruturação faz parte do projeto de enxugar a operação para viabilizar o negócio e tentar enfrentar a crise que atinge o setor. A rede que tinha 400 funcionários, reduziu para menos da metade o quadro (hoje são 180 colaboradores), além dos custos com aluguel, energia, água e demais itens. Antes da crise, o grupo faturava R$ 4 milhões por mês e hoje não chega à metade, além dos custos muito mais altos.

A crise que afetou toda economia atingiu em cheio o segmento de bares e restaurantes. Só em 2016, foram mais de 400 estabelecimentos que fecharam as portas em todo o estado.

“Foi o primeiro empório nesse formato em Goiânia que acabou inspirando novos negócios. Dói fechar uma operação como a do Buena Vista, mas é preciso para sobreviver nessa crise”.

Marcelo Piquiras revelou com exclusividade ao Curta Mais que, apesar da crise, não pretende desistir do ramo. “É o que eu sei fazer”, afirma o empresário com mais de 30 anos de história no segmento e que é reconhecido pelo próprio mercado como um dos grandes responsáveis pelo crescimento da enogastronomia goianiense. Muito bem relacionado na cidade, Marcelo tem convites para abrir uma padaria especializada em pães artesanais no Jardim Goiás e até um empório na região dos condomínios Alphaville e Jardins. Por enquanto ele avalia as possibilidade com prudência. Outra alternativa, seria abrir um bar com pratos fartos e econômicos e resgatar às origens do negócio que se transformou em uma das marcas mais bem sucedidas da história da gastronomia em Goiânia. No momento, o próprio Marcelo dá expediente nas lojas atendendo pessoalmente clientes, fornecedores e prestadores de serviços.

Outra revelação exclusiva feita ao Curta Mais é sobre as demais unidades do grupo, nos shoppings Flamboyant e Bougainville. Marcelo vem tentando negociar custos de aluguel para diminuir o prejuízo e não descarta fechar as demais operações. “Se não conseguir viabilizar os outros negócios, o jeito será fechar e começar tudo de novo”.

O empresário que começou vendendo espetinho em um lava-jato na Avenida 87 no Setor Sul afirma: “Hoje minha vontade é fechar tudo e recomeçar do zero vendendo espetinho como tudo começou”, revela Marcelo, o “Piquirinha”.

Resultado de imagem para piquiras buena vista

Marcelo Piquiras: “Começar tudo de novo se for preciso”.

Resultado de imagem para piquiras buena vista

Resultado de imagem para piquiras buena vista