22/08/2019 11:04
Notícias / Conteúdo

Romaria de Trindade reúne 3,2 milhões de fiéis e lança Jubileu de 180 anos da devoção

O número superou o ano de 2018, que teve 3 milhões no mesmo período

Bianca
por Curta Mais

Neste domingo, dia 7 de julho de 2019, aconteceu o último dia da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A Festa começou no último dia 28 de junho e, de acordo com Sala de Gestão Integrada, responsável pelo acompanhamento do evento, 3,2 milhões de pessoas passaram pela Capital da Fé de Goiás durante os dez dias de festividades. O número superou o ano de 2018, que teve 3 milhões no mesmo período. A edição de 2019 bateu novo recorde de público.

Juntamente com o encerramento, foi lançado o Ano Jubilar de 180 anos da Devoção ao Divino Pai Eterno, que serão completados em 2020. Em 1840, aconteceu o milagroso encontro do Medalhão que originou a Romaria de Trindade, hoje, a maior Festa do mundo em Louvor ao Pai Eterno e a segunda maior do Brasil. Também em 2020, o município de Trindade completará seus 100 anos de emancipação política. Na ocasião, foi criado um Selo Comemorativo a partir da gravura do artista goiano Silvio Morais. O selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno no coração do Brasil.

+ Em fotos, veja como foi a Romaria do Divino Pai Eterno 2019 em Trindade

Selo

O selo tem o formato do Medalhão de barro cozido que foi encontrado na região do Barro Preto de Goiás, atual Trindade. Ele é composto por elementos que remetem à trajetória da devoção que conquistou o Brasil. Nele, estão presentes o casal Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, que deram início à devoção, com o encontro do Medalhão.

O Medalhão traz as figuras do Pai, do Filho e do Espírito Santo coroando a Virgem Maria. Existe ainda a silhueta da Nova Casa do Pai que expressa o novo local que guardará esta devoção e acolherá os Filhos e Filhas do Pai Eterno. Por último, a fé, simbolizada nos raios que saem da Nova Casa do Pai. E representam a difusão desta devoção a todo o mundo, anunciando que Deus é Pai Eterno e que somos todos irmãos.

954af329d6c827f0ebf75baeaef59259.jpg

Romaria

Ao longo dos dez dias foram realizadas 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também aconteceram desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais.

O tema da Romaria foi “Sede santos como vosso Pai é Santo”, inspirada na Exortação Apostólica do Papa Francisco chamada “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai!), sobre o chamado à santidade no mundo atual. Ele propõe um caminho de reflexão aos fiéis para que sejam colocados em comunhão com o Pai Eterno, Aquele que é plenamente Santo.

31f5a783650b5394f1677cd347875378.jpgFoto: Afipe

História

Com quase 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço, em família, e depois também com os vizinhos.

A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Informações da Assessoria da Romaria do Divino Pai Eterno | Imagem de Capa: Prefeitura de Trindade

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

TendTudo anuncia encerramento de atividades em Goiânia e várias lojas pelo Brasil

A faixa com o comunicado deixada na loja do Jardim Goiás pegou os clientes de surpresa


+ Notícias

Motociclista entregador dá pauladas e derruba radar móvel em Goiânia; assista vídeo

Homem ainda não identificado foi filmado derrubando o equipamento instalado pela SMT no Jardim Atlântico, próximo ao parque Cascavel


+ Notícias

Nova estátua de Cora Coralina na Cidade de Goiás gera polêmica

A novidade faz parte das comemorações pelos 130 anos da poetisa mas tem dividido opiniões


+ Notícias

Danilo Caymmi faz show em Goiânia em tributo ao pai Dorival

O elogiadíssimo 'Viva Caymmi’ chega a Goiânia em única apresentação


+ Notícias

Adolescente ataca escola e deixa pelo menos 6 feridos no Rio Grande do Sul

O suspeito fugiu e está sendo procurado pela polícia


+ Notícias

Olha eles: Os goianos Bruno e Marrone viram embaixadores do turismo brasileiro

"Hoje o almoço foi por conta do nosso presidente", escreveu Marrone nas redes sociais


+ Notícias

6 dicas para lidar com o tempo seco

Curta Mais convidou a nutricionista Lorrayne Diniz para melhorar o desempenho e garantir saúde em dia nessa época do ano.


+ Notícias

Gari 'pé de valsa' para dançarina na calçada do Rio de Janeiro e dá uma verdadeira aula de dança

‘A dança é uma paixão, me faz transcender’, afirma José Maurício, gari do RJ que é apaixonado por dança: 'Se me chamar para dançar, danço onde quer que eu esteja'


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.