Saiba como surgiu o Dia da Toalha e do Orgulho Nerd – comemorado dia 25 de maio

Adelina Lima
Por Adelina Lima
1c556b2757f9b36549273e93be717ecf

 

Hoje, dia 25 de maio, é o dia que nerds de todos os cantos do globo terrestre se unem em uma celebração da obra de Douglas Adams: o Guia do Mochileiro das Galáxias e celebram o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd porque foi neste mesmo dia, no ano de 1977, que George Lucas mudou pra sempre a história dos filmes de ficção científica e lançou “Star Wars — Uma Nova Esperança”, que deu origem à seria que perdura até hoje.

5fd99e1cfccc8d77f168d166685ac73d.jpg

A data surgiu como forma de homenagear o escritor após seu falecimento, em maio de 2001. Seus livros de humor são uma leitura obrigatória para todo nerd que se preza. Afinal, Adams conseguiu a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais: 42. A obra de Adams começou como um programa de rádio, virou uma série de livros, programa de TV e, também, um filme.

Durante o Dia da Toalha, você vai ver pessoas postando fotos com toalhas a tiracolo e apontado seus polegares para o céu, que é um modo de pedir carona para naves espaciais interplanetárias. 

Para comemorar a data anual, listamos curiosidades sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias:

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS – A saga começou em 1979, quando o livro homônimo de Douglas Adams foi publicado em Londres. Em apenas três meses, mais de 250 mil cópias foram vendidas. A história original fora escrita para uma série de rádio, transmitida pela BBC Radio 4.

e9b09a1e3e9c48357a133bb739cc41d6.jpg

DOUGLAS ADAMS – Foi um escritor, roteirista e humorista inglês que ficou conhecido pela saga ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’. Também desenvolveu roteiros para as séries Monty Python e Doctor Who. Apesar de ter finalizado os cinco livros de ‘The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy’, Adams era conhecido por detestar deadlines e sempre adiar a entrega de trabalhos. O autor morreu em 2001, aos 49 anos de idade, devido a um ataque cardíaco.

48fc7cf1ff85823d732f99128ea99170.jpg

LEGADO – A saga ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ é uma das mais reverenciadas da cultura pop. Todos os anos, milhões de fãs comemoram o Dia da Toalha (25 de maio) em homenagem ao autor Douglas Adams. A frase ‘Não entre em pânico’ se tornou uma expressão popular, principalmente nos países de língua inglesa. Além disso, todo mundo sabe o significado do número 42, certo?

REFERÊNCIAS – Para escrever ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, Douglas Adams se inspirou em um guia de viagem para a Europa. Ele teve o insight em um sonho, que teve enquanto dormia bêbado em um campo da Áustria, chateado por não conseguir se comunicar com os moradores da região.

PÁGINAS – Os cinco livros da saga ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ têm 1056 páginas.

PRODUTOS – Apesar de a marca ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ não ser muito explorada atualmente, ainda existem muitos produtos no mercado, como brinquedos, camisetas e vídeo games.

 

E frases que todo o nerd deve conhecer:

1. O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma obra organizada de modo um tanto caótico e contém diversos trechos que foram incluídos simplesmente porque na hora os organizadores acharam que era uma boa ideia.

2. Amor: muito doloroso. Evite, se possível.

3. – Mas o projeto estava em exposição…

– Em exposição? Tive que descer ao porão pra encontrar o projeto.

– É no porão que os projetos ficam em exposição.

– Com uma lanterna.

– Ah, provavelmente estava faltando luz.

– Faltavam as escadas, também.

– Mas, afinal, o senhor encontrou o projeto, não foi?

– Encontrei, sim – disse Arthur.

– Estava em exibição no fundo de um arquivo trancado, jogado num banheiro fora de uso, cuja porta tinha a placa: Cuidado com o leopardo.

4. O tempo é uma ilusão. A hora do almoço é uma ilusão maior ainda.

5. No início, o Universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima ideia.

6. O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte, devido a seu valor prático:

Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla.

Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos.

Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon.

Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth.

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo.

Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar olhar a Terrível Besta Voraz de Traal.

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro.

Naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

29a968a41729468ee3a0195f5e594071.png

7. Terra: Praticamente Inofensiva.

8. O espaço é grande. Grande, mesmo. Não dá para acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com o espaço.

9. Curiosamente, há muito que os golfinhos sabiam da iminente destruição do planeta, e faziam de tudo para alertar a humanidade; porém suas tentativas de comunicação eram geralmente interpretadas como gestos lúdicos com o objetivo de rebater bolas ou pedir por comida, e por isso acabaram desistindo e abandonaram a Terra por seus próprios meios antes que os vogons chegassem. A derradeira mensagem dos golfinhos foi entendida como uma tentativa extraordinariamente sofistica de dar uma cambalhota dupla para trás assobiando o hino nacional dos Estados Unidos, mas na verdade o significado da mensagem era: Até mais e obrigado pelos peixes.

10. …- A Resposta à Grande Questão…

– Sim…!

– Da Vida, o Universo e Tudo Mais… – disse Pensador Profundo.

– Sim!

– É … – disse Pensador Profundo, e fez uma pausa.

– Sim…!

– É…

– Sim..!!!…?

– Quarenta e dois…

 

Os internautas comemoram: