18/09/2019 00:32
Curiosidades / Histórias

Saiba mais sobre o café, a bebida preparada mais consumida do mundo

Quem não gosta de um cafezinho para acordar no início do dia ou para acompanhar um bolo durante a tarde?

Isabela
por Isabela Albuquerque

Pouco importa como o café é feito: pingado, coado, espresso, forte, com ou sem açúcar. Ele sempre foi uma das principais paixões brasileiras. Somente no ano de 2018, o consumo da bebida por aqui aumentou mais de 3%, o que equivale a 1,1 milhão de toneladas do produto, de acordo com levantamento feito ano passado pelo Euromonitor International. O Brasil tomou o lugar dos Estados Unidos e é o maior consumidor de café de todo o mundo.

O café surgiu na Etiópia, no século VII. A primeira loja de café surgiu na Constantinopla em 1475. Somente no século XIV que o grão foi introduzido nos países do ocidente, embora a bebida fosse proibida pelos cristãos por ser considerada maometana. A liberação só veio quando o papa Clemente VIII provou a iguaria. Foi na França, durante o reinado de Louis XIV, que se colocou açúcar no café pela primeira vez.

Trazidos pela colonização portuguesa, o grão preto começou a dar as caras por aqui no século XVIII, por volta de 1727. As plantações começaram pequenas no litoral do país, favorecidas pelo clima quente da região. Por mais de duzentos anos, o café foi o principal produto de exportação da economia brasileira. A monocultura do grão fez com que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se modernizassem.

A bebida é a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água potável. Hoje em dia, cada brasileiro consome em média 839 xícaras de café por ano. O Brasil, além de ser o maior consumidor, também é o maior produtor de café do planeta. Em 2018, o país exportou mais de 35 milhões de sacas do grão.

O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguido do robusta ou conilon, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.

Além de uma delícia, o café pode ser um grande aliado da saúde. O grão pode aumentar a performance física por conta da cafeína, ele é riquíssimo em antioxidantes, e faz com que desacelere o envelhecimento e ajuda na prevenção de algumas doenças.

Produção

Desde a chegada dos grãos até o empacotamento final, o processo dura cerca de 24h. O café percorre várias etapas até chegar à xícara. Primeiro acontece a fermentação, que consiste em remover a camada de mucilagem que vem junto ao grão, e logo após eles vão para a secagem.

Depois de secos e ainda verdes, eles passam pela prova, em que profissionais analisam a qualidade dos grãos, e, só então, vão para a torra. Após serem torrados, vão para a moagem e, finalmente, para as prateleiras.

Fabricar um café de qualidade não é uma tarefa fácil, pois o público brasileiro é exigente. O interesse pelos sabores, texturas e processos envolvidos na produção têm crescido entre os consumidores.

Cafeterias em Goiânia

Aqui na capital, não ficamos muito longe da média do país em consumo da bebida. Lugares como o Ópera Café, Café do Mundo, Café Coreto e Coruja Café oferecem os melhores grãos para a produção da bebida em ambientes aconchegantes, além de diversos tipos de comida para acompanhar o café quentinho com gosto da casa da vó nesses locais. Os assinantes do Clube Curta Mais têm descontos variados nas cafeterias citadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

10 coisas para fazer com o dinheiro do FGTS se você for goiano

Na lista tem "ostentação", dicas toscas e, também, boas sugestões para ajudar os indecisos.


+ Curiosidades

Governo da Itália oferece mais de 3 salários mínimos por mês pra você se mudar pra lá

A oferta é paga durante 3 anos e, em contrapartida, é preciso abrir um negócio em uma cidade italiana


+ Curiosidades

Tá quente né? Pois é, em Goiás até o vento tá 'pegando fogo'

'Tá muito quente em Goiás, né. Mas pelo menos tá ventando? Tá também'


+ Curiosidades

9 dicas de como tirar ótimas fotos usando apenas o celular

Aprenda com profissionais e não erre mais, usando dicas super simples


+ Curiosidades

20 motivos para não perder a Campus Party em Goiânia

Uso o código #CurtaMaisnaCPGOIAS e ganhe R$ 40,00 de desconto no ingresso



+ Curiosidades

Descubra todos os rios de Goiás e do Brasil em um mapa interativo e super educativo

Rios, riachos, cachoeiras... tenha o nome que for, nós amamos água e ela é essencial para a nossa vida


+ Curiosidades

Jardineiro da Comurg troca a enxada pelo diploma de jornalismo em Goiânia

Uniformizado, Luciano Magalhães apresentou TCC de jornalismo sobre mulheres garis e ganhou nota 10 de excelência


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.